Pará participa de salão internacional de food service e hotelaria em São Paulo
Empresários paraenses e representantes do governo do Estado participaram da 3ª edição do Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (SIRHA), entre os dias 14 e 16 de março, realizado na São Paulo Expo, na capital paulista. A participação do Pará no evento foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme), Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Instituto Paulo Martins.
A chef de cozinha paulistana Camila Saraiva, que mora em Brasília (DF) e trabalha com gastronomia funcional, falou da promoção e dos produtos paraenses durante a feira. “Amei o estande do Pará. Tanto na qualidade dos produtos quanto na apresentação. Está tudo muito lindo, perfeito. O Pará arrebentou!”, garantiu Camila Saraiva.
Presente em seis países – como Suíça, Turquia e México -, o Sirha é um evento voltado para profissionais de food service e hotelaria. No Brasil, o Salão é presidido por Claude Troisgros, e na sua segunda edição, realizada em 2016, reuniu visitantes, expositores, marcas e profissionais de toda a cadeia produtiva da indústria.
Com uma execução impecável para quem buscou novas experiências e possibilidades, além dos setores com grandes tendências do mercado, o evento também foi palco de concursos de prestígio, como Talentos do Gelato, e as seletivas nacionais da Coupe du Monde de la Pâtisserie e Bocuse d'Or, cujo corpo de jurados, composto por renomados chefs de cozinha, recebeu de presente sacolas promocionais com produtos do Pará, com um pouco da diversidade da gastronomia paraense.
Samila Seki, da Samiseki Farofa Gourmet da Amazônia, ressaltou a experiência de participação no Sirha 2018. “Sensacional, especialmente por ser a primeira vez que venho a São Paulo expor o meu produto. Então, estou tendo um feedback totalmente novo de pessoas que não tinham nenhum tipo de contato com a farofa produzida em Belém. É a abertura de novo mercado, e espero fechar muitos negócios com o público daqui, que é muito qualificado, direcionado, de hotéis, restaurantes e lojistas”, explicou.
Iva Porto, do Bar Meu Garoto, qualificou como “espetacular a divulgação do estande do Pará”, muito procurado pelo público paulista, principalmente em função do forte apelo que a gastronomia paraense provoca no mercado nacional, pela originalidade e autenticidade de seus produtos.
Expansão de mercado - Os aspectos mercadológicos da participação no Sirha foram enfatizados por César de Mendes, da De Mendes Chocolates da Amazônia. “Acho muito interessante, em vários aspectos. Um é que nos oportuniza contatar com empresas compradoras de grande porte e nos viabilizar comercialmente. A outra é essa questão da expansão de mercado e interagir com produtores de outros estados, criando referência em vários sentidos, como organização, embalagens, apresentação. Nisso tudo é importante estarmos antenados ao participar deste evento”, disse César de Mendes.
O estande do Pará também contou com a participação da empresa Manioca, que expôs produtos como tucupi preto, geleia de priprioca, farinha d´água de Bragança e feijão manteiguinha de Santarém.
A edição deste ano do Sirha contou a participação de 250 expositores e mais de 15 mil visitantes, entre público consumidor final, profissional e empresarial, de setores como restaurantes, padarias, comércio de alimentos, hotéis, indústria agro-alimentar, cafés, bares, importadores e distribuidores.