Uremia realiza mutirão de saúde com ações para campanha do Outubro Rosa
O Centro de atendimento especializado Materno e Adolescente (UREMIA) começou a realizar neste sábado (30) ações de saúde voltadas a Campanha do “Outubro Rosa”. Hoje foram ofertadas consultas ginecológicas, pediátricas, endocrinológicas e com mastologista, além da realização de mamografias e ultrassonografia.
“Hoje nós estamos promovendo uma prévia de tudo que faremos em outubro, novembro e dezembro. Nós já realizamos programações aos sábados por aqui, mas nesse período vamos direcionar nossas atenções ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Também vamos realizar biópsias tanto de mama quanto de útero e a clínica médica para adolescentes. O atendimento de hoje está superando nossas expectativas e todos os pacientes sairão pelo menos tendo feito o serviço de triagem para já deixar sua consulta marcada na unidade durante a semana”, disse Elane oliveira, diretora da Uremia.
Somente em outubro, a expectativa é realizar 665 atendimentos nessas especialidades, sendo 50% por marcação e os outros 50% por demanda espontânea. A auxiliar administrativa, Michele Araújo, chegou logo cedo para garantir uma vaga. “Eu já sou paciente da UREMIA e a equipe adiantou minha consulta para hoje e isso facilitou muito a minha vida. Eu mesma só iria fazer uma consulta com a endocrinologista, mas já aproveitei para me consultar com a ginecologista. Eu acho que hoje em dia as pessoas deixam a saúde de lado por causa da correria do trabalho, mas é muito importante tirar um tempo para se cuidar”, afirmou.
A estudante Sofia Souza, 19 anos, também se consultou com o ginecologista logo após passar pelo espaço de triagem com a enfermagem. “Eu acho essas ações importantes porque existe demanda para esse atendimento. A prevenção dessas doenças é fundamental e já começa quando vamos ao médico mesmo sem ter nenhuma doença”, disse.
A Coordenadora de Oncologia da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Patrícia Martins, destaca que mulheres entre 50 e 69 anos devem dar uma atenção especial a saúde mamária ao manter em dia seus exames e consultas para evitar os casos de câncer. “As mulheres nesta faixa etária precisam fazer seus exames de mamografia de rastreamento, mesmo que não haja sinais ou sintomas da doença. Já as demais mulheres de outras faixas etárias devem vir aqui também, passar na avaliação com o mastologista e ele indicará qual o melhor exame para cada caso”.
As ações da campanha “Vem te cuidar" acontecerão sempre aos sábados das 8h às 15h. A Uremia fica localizada na Avenida Alcindo Cacela, número 1421, em Belém.