Setur realiza capacitação para operadores internacionais de turismo na ABAV Expo
Operadores e compradores internacionais de turismo, os chamados "buyers", participaram de uma Capacitação do "Destino Pará", no estande da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), nesta sexta-feira (29), último dia da ABAV Expo, no Rio de Janeiro. A capacitação foi dividida para dois grupos e apresentou os três principais destinos do estado: Belém, Santarém e Ilha do Marajó.
Ao todo foram selecionados 50 compradores de 15 países para participar do Programa ABAV Hosted Buyers Club, convidados pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo)e pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) para a 50ª edição da ABAV Expo. Os buyers são dos seguintes países: EUA, México, Bolívia, Argentina, Reino Unido, Uruguai, Peru, Colômbia, Paraguai, Chile, Alemanha, Espanha, Portugal, Polônia e Itália. A escolha foi feita a partir de critérios técnicos, com prioridade aos principais mercados emissores.
Ingrid Videira, uma das organizadoras do Programa ABAV Hosted Buyers Club, explica quem são os buyers. "Esses compradores que estão aqui são os agentes de viagem e donos de agência que compram e vendem os destinos do Brasil para o mundo inteiro. Então eles foram convidados para participar do evento e prestigiar os estandes dos estados, os nossos hotéis e operadoras", explica.
"A dinâmica na feira é a seguinte. Separamos em dois grupos de 25 pessoas e fazemos duas visitas a cada estande para as capacitações e depois são feitas as rodadas de negócios entre os compradores e fornecedores, com agenda prévia", complementa Ingrid Vieira.
Os buyers chegaram ao Rio de Janeiro no domingo(24) e participaram de um "famtour" (viagens de familiarização para operadores do turismo) nas cidades cariocas de Petrópolis, Búzios e Paraty.
Segundo o coordenador de marketing da Setur, Victor Lopes, as capacitações são uma estratégia de envolvimento e conversão comuns em feiras de turismo. "É uma ação importante porque é o contato direto com o agente de viagem, que é o responsável pela venda do destino ao consumidor final. Então realizar essas capacitações significa que teremos mais oportunidade do destino Pará marcar presença nas prateleiras dessa agências de viagem, aumentando as oportunidades de comercialização do destino seja em um mercado internacional ou doméstico",sintetiza.