Hospital Regional do Tapajós bate a meta da campanha de doação de sangue
Com a adesão de voluntários, a campanha captou 250 bolsas; uma bolsa de sangue é dividida em componentes para quatro transfusões
O Hospital Regional do Tapajós (HRT), no oeste do Pará, encerrou com sucesso a sua campanha de doação de sangue. A ação começou, na quarta-feira (27), com a participação de voluntários que se dispuseram a contribuir para que o banco de sangue do hospital pudesse atender com eficiência os pacientes que necessitam de transfusões.
A campanha aconteceu em parceria com o Hemocentro Regional de Santarém e a Prefeitura de Itaituba. A gerente do Hemopa, Rita Favacho disse que essa parceria foi fundamental, porque possibilitou um ambiente adequado e técnico para coleta de sangue.
“O Hemocentro Regional de Santarém teve a honra de participar de mais uma campanha externa nessa região, no município de Itaituba, ajudando na capitação de doadores de sangue. Essa ação teve o intuito de trazer a mensagem da doação de sangue como um gesto de altruísmo e responsabilidade social e também aproximar o Hemopa da população do município de Itaituba” disse.
Resultados - A campanha de doação de sangue teve como objetivo reforçar o estoque do hospital, garantir que as demandas dos pacientes fossem atendidas sem interrupções. O hospital conseguiu alcançar a meta estabelecida para a campanha que era de 250 voluntários aptos. Uma bolsa de sangue é dividida em componentes, podendo gerar quatro transfusões Agora a unidade continuará a oferecer um atendimento de qualidade para todos aqueles que necessitarem de transfusões.
A supervisora da Agência Transfusional do Regional do Tapajós, Lúdia Oliveira, disse que ter atingido a meta, gerou um sentimento de gratidão.
“Foi uma jornada intensa e gratificante, onde recebemos doadores de todas as idades. Conseguimos alcançar a nossa meta de coletar uma quantidade significativa de bolsas de sangue, o que nos permitirá atender aos pacientes do hospital por um bom tempo”, disse.
O Regional do Tapajós possui uma Agência Transfusional para gerenciar as bolsas de sangue enviadas pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), e realiza, em média, 200 transfusões por mês. Desde a sua inauguração, em 2021, já foram feitas 2.500 transfusões.
O diretor geral da unidade, Matheus Coutinho, disse que a união de todos em prol de um objetivo comum foi fundamental para alcance das metas.
“É com muita alegria que anuncio que a campanha de doação de sangue do Hospital Regional do Tapajós atingiu a meta estipulada! Gostaria de agradecer imensamente a todos os doadores que se dispuseram a vir até o nosso hospital e contribuíram para salvar vidas. Também gostaria de agradecer aos nossos colaboradores e voluntários que se empenharam muito para que a campanha fosse um sucesso. É importante destacar que a doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Um único doador pode salvar até quatro vidas”, ressaltou
O Hospital Regional do Tapajós (HRT) integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).