Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMPLO ATENDIMENTO

Governo do Estado garante serviços cardiológicos para os públicos adulto e infantil

Nesta sexta-feira (29) é celebrado o Dia do Coração. A data tem como objetivo divulgar os perigos de doenças cardiológicas e fortalecer a prevenção.

Por Giovanna Abreu (SECOM)
29/09/2023 12h23

O Governo do Estado disponibiliza, por meio da mobilização de sua ampla rede de saúde distribuída por todo o Pará, uma uma diversidade de serviços cardiológicos para o público adulto e infantil. A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), localizada em Belém, se destaca como centro de referência em cardiologia do estado, com atendimentos para crianças e adultos que precisam de assistência clínica e cirúrgica especializadas.  

Serviços como implante de marcapasso definitivo, cirurgias de ponte de safena, revascularização do miocárdio, trocas e plásticas valvares até cirurgias mais complexas, como a de aneurisma de aorta, são realizados pela Fundação.

Na área da cardiologia pediátrica, diferentes tipos de cardiopatias congênitas são tratadas no hospital. De acordo com a chefe do serviço de cardiologia pediátrica do HC, Joselia Pantoja, a unidade realiza todos os tipos de cirurgia cardíaca infantil, desde as mais simples, como a correção de comunicações anômalas no coração, até aquelas que demandam alto nível de complexidade, como grandes correções nos vasos e cavidades cardíacas.

“O tratamento precoce das cardiopatias visa sua correção em tempo hábil, evitando descompensações cardiológicas e risco de vida, nas cardiopatias mais graves. Identificamos e combatemos possíveis problemas cardiovasculares em crianças por meio de exames que possibilitem o diagnóstico das malformações do coração, como raio-x de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma”, explica Pantoja. 

O hospital dispõe de laboratório de hemodinâmica, onde são realizados os cateterismos cardíacos - procedimento que consiste na introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração - e as angioplastias percutâneas com colocação de stents. Esses procedimentos são utilizados no atendimento dos pacientes com infartos agudos do miocárdio em caráter eletivo ou emergencial.

Em atendimento no HC, Jaciara Côrrea descobriu a doença arterial coronariana após sentir um forte desconforto no peito. Foi encaminhada ao Hospital, precisou fazer uma cirurgia e hoje afirma ter mais qualidade de vida.

“Eu me cansava muito rápido, ficava sem ar e dor nas costas. Fui ao clínico geral e ele me encaminhou para o cardiologista, fiz todos os exames e o médico me atestou com essa doença. Tive que fazer uma cirurgia, coloquei um stent no coração, tenho consultas mensais. A cirurgia foi tranquila e os médicos foram excelentes, hoje eu posso dizer que eu tenho uma vida muito melhor depois da cirurgia”, celebra. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas atingidas por ano.

Baixo Amazonas – O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) também oferece atendimentos em alta complexidade em cardiologia para o público em geral. Entre os serviços prestados na especialidade estão as consultas ambulatoriais, consultas de risco cirúrgico, exames como teste ergométrico, ecocardiograma bidiomensional, holter, mapa 24 horas, eletrocardiograma, além da emissão dos laudos dos exames e da visita diária aos pacientes da cardiologia internados e pós-operatório. 

Sudeste paraense - O Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) também conta com a especialidade de cardiologia. Entre os serviços prestados na especialidade estão: consultas ambulatoriais, procedimentos de alta complexidade de hemodinâmica, cateterismo cardíaco e angioplastia coronariana, além dos exames de diagnóstico por imagem (teste ergométrico, ecocardiograma e eletrocardiograma).

Rede especializada – Unidades como Hospital Regional Público da Transamazônica, Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) e Hospital Geral de Tailândia (HGT) oferecem também atendimentos cardiológicos, com consultas cardiológicas, exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, mapa 24 horas e holter.