Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Jornada de Pesquisa Científica no HC debate pesquisa e inovação do SUS

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna promoveu a quarta edição do evento, fomentando pesquisa e produção científica na instituição

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
28/09/2023 20h13

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, encerrou nesta quinta-feira (27) a IV Jornada de Pesquisa Gaspar Vianna e o II Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa. Neste ano, o tema central foi “Construindo políticas públicas de incentivo à pesquisa e inovação do SUS”. O evento é realizado anualmente pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da instituição.

Os eventos enfatizaram a importância da difusão do conhecimento científico“O foco da nossa jornada é a difusão da produção do conhecimento científico, mas principalmente articulada às políticas públicas agora relacionadas ao SUS (Sistema Único de Saúde). Com a retomada da produção do conhecimento, os incentivos começam a surgir novamente. Assim, queremos fomentar cada vez mais o incentivo a nossos pesquisadores e residentes”, ressaltou Sônia Pinto, assessora técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa.

“Nesta quarta edição trouxemos novidades, como os cursos que foram abertos a estudantes, profissionais e ao público em geral, por exemplo os cursos de reestruturação cardiopulmonar e primeiros socorros, que são extremamente importantes para a população, pois precisamos ter esses conhecimentos caso haja necessidade de poder ajudar”, informou Sônia Pinto.

Fomento científico - Por ser um hospital de ensino, certificado em 2013 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio da Portaria 167/2013, o fomento à pesquisa científica é uma prática frequente na Fundação.

Na Jornada de Pesquisa deste ano, 71 trabalhos científicos foram submetidos e 54 aprovados pela comissão externa de doutores de unidades parceiras. Dentre eles estão trabalhos da residência médica, multiprofissional e programas das diversas Instituições de Ensino Superior nas áreas de referência da Fundação.

Para a psicóloga Beatriz Ferreira, uma das participantes do evento, o conhecimento difundido é fundamental. “Está sendo enriquecedor ver a quantidade de trabalhos científicos apresentados, além de ver os avanços que estão acontecendo dentro da instituição”, disse a profissional.

O psiquiatra Ary Gadelha, que atua em São Paulo (SP) e foi convidado pela organização do evento, falou sobre o projeto “Um estudo multicêntrico: investigação das bases genéticas das doenças mentais graves na população brasileira”, ressaltando a importância da ciência e pesquisa na saúde mental.

“O nosso projeto avalia a genética da população brasileira, e Belém do Pará é a nossa base para a região Norte. A possibilidade de participar dessa jornada é um grande diferencial para a disseminação do trabalho. Conseguimos divulgar sobre o que é, e como as pessoas podem se envolver, ajudando em nosso objetivo, que é aumentar a compreensão das bases genéticas dos quadros psiquiátricos agregando a população daqui do Estado e toda a região Norte”, explicou Ary Gadelha.

Pioneirismo - Durante o evento, foi lançado o Repositório Digital (RD) da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Primeira plataforma de um hospital de ensino do Estado, o RD oferece a estudantes, servidores e ao público em geral acesso a inúmeros recursos bibliográficos em formato digital, que poderão ser filtrados por vários critérios, incluindo área, ano, tipo de publicação, autor e instituição.

O lançamento do Repositório é um grande diferencial por ser um sistema informacional, que vai difundir e armazenar toda a produção científica acadêmica do Hospital, e também preservará a memória intelectual e científica da instituição. São trabalhos acadêmicos produzidos a cada ano, nos programas de residência, disponíveis para qualquer pessoa.

Para acessar o RD da instituição basta clicar em http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/home