Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO

Seap finaliza a programação com palestras sobre tema

Por Caroline Rocha (SEAP)
28/09/2023 17h13

Em alusão a campanha “Setembro Amarelo”, dedicada a prevenção ao suicídio, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoveu nesta quinta-feira (28), o ciclo de palestras com a temática “Saúde Mental e Valorização da Vida: Reflexões sobre o Trabalho". A programação finaliza as atividades organizadas pela Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs) que aconteceram durante o mês de setembro, em várias unidades prisionais.

Para alcançar um maior número de servidores e policiais penais, o planejamento feito incluiu diversos momentos como explica Aline Pereira, servidora da Cavs. “Em setembro, além da programação na sede da Secretaria, tivemos a Cavs Itinerante que percorreu algumas unidades no Complexo de Americano e nas unidades da região metropolitana de Belém. Todas essas ações envolveram um trabalho de conscientização, em que distribuímos das fitinhas que têm o símbolo do setembro amarelo, ao folder junto com uma mensagem de reflexão para o servidor”, conta.

Novas perspectivas – A iniciativa de trazer profissionais com experiências focada na saúde dos trabalhadores reforça o compromisso da Seap com a valorização dos servidores. “Trouxemos pessoas para falar sobre saúde mental, com o foco na saúde do trabalhador, porque nós temos um trabalho diferenciado, principalmente por conta dos servidores das unidades penitenciárias. Então essas profissionais trabalham uma nova abordagem, mas sempre com o enfoque na saúde mental dos servidores”, assegura Lidiane Serrão, nutricionista da Seap. 

“Essa palestra é importantíssima para todos nós profissionais dessa área da segurança, porque nos auxilia a ter um ambiente de trabalho mais saudável durante o nosso dia a dia”, diz Wagner Guedes, assistente administrativo da Seap, participante do ciclo de palestras.

Saúde Pública – Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte no mundo. Para Fernanda Neta, psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belém (Cerest/Belém), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), apesar do tema ser considerado um tabu, o suicídio é visto como um problema de Saúde Pública.

“Saber como prevenir, que estratégias utilizar, e entender que o suicídio, apesar de ser um acontecimento individual, as causas são multifatoriais. Ele é um acontecimento social e político, por isso a gente precisa pensar em ações coletivas também para prevenir o suicídio”, afirma Fernanda.

Dinâmica – A terapeuta ocupacional especialista em atenção à saúde mental, Elisangela Campos, reforça a importância sobre a valorização da vida. “Preparei uma roda de conversa com o tema ‘Eu escolho a vida’, com reflexões em especial sobre o ambiente de trabalho e como contribuir para que as coisas possam fluir melhor, pensando no que pode ser feito de maneira diferente. Por isso eu também propus uma pequena dinâmica com os servidores, utilizando a escrita e refletindo o que pode ser melhor para a nossa vida”, finaliza. 

Texto: Yasmin Cavalcante – NCS/Seap