Pará tem hospitais 'Amigos da Criança' com certificação do Ministério da Saúde
Com o apoio da Sespa, unidades são referências no incentivo ao aleitamento materno e cuidados com a mulher e o bebê
Equipe Hospital Daniel Gonçalves em Canaã dos Carajás, região sudeste paraenseNesta quinta-feira (28), mais dois hospitais do Pará receberam o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde. O Hospital Municipal Daniel Gonçalves e o Hospital 5 de Outubro, os dois no município de Canaã dos Carajás, são os mais novos reconhecidos, como unidades com ótima atuação no incentivo ao aleitamento materno e cuidados com a mulher e o bebê. Agora, o Pará tem 13 hospitais "Amigos da Criança".
A certificação das unidades só foi possível graças à atuação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Coordenação Estadual de Saúde da Criança. A Sespa atuou na capacitação dos profissionais das unidades, qualificando os processos de parto e nascimento, auxiliando na construção de uma política de aleitamento materno dos hospitais, além de realizar a articulação com os avaliadores do Ministério da Saúde. Agora, com a certificação, a Secretaria passa a monitorar as unidades periodicamente.
Equipe Hospital 5 de outubro em Canaã dos Carajás, região sudeste paraense, também foi certificado 'Amigo da Criança'“Quando falamos de ‘Hospital Amigo da Criança’, falamos de uma mudança no modelo de assistência, que considera a instituição de boas práticas na atenção obstetrícia e neonatal. O Hospital que se torna Amigo da Criança também precisa ser Amigo da Mulher e nesse sentido precisa favorecer uma atenção cuidadosa, respeitosa e que busca promover o melhor para esse binômio, tendo como pano de fundo as ações de proteção, incentivo e apoio ao aleitamento materno. A certificação foi alcançada pela ideia de mudar protocolos e priorizar mulheres e crianças, através de uma assistência compartilhada e qualificada por toda a equipe”, destacou a responsável pela Coordenação Estadual de Saúde da Criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo.
O selo de qualidade “Hospital Amigo da Criança” é reservado para hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituído pela Unicef e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Também são levados em conta critérios como o cuidado com a mulher no pré-parto, no parto e pós-parto, garantido livre acesso à mãe e ao pai para que permaneçam junto ao recém-nascido.
Equipe Hospital 5 de outubroSegundo o Ministério da Saúde, bebês que nascem em hospitais certificados com o selo têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como a necessidade de aspiração das vias aéreas, uso de incubadora ou de oxigênio inalatório.
O secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho, parabenizou as unidades pela certificação: “É com muita satisfação que recebemos essa notícia. Reduzir casos de mortalidade materno-infantil e garantir atendimento humanizado e de qualidade para mães e bebês é fundamental e um compromisso da nossa gestão. O trabalho continua para que novas unidades do Pará consigam este selo de qualidade”, declarou.
Texto de Edilson Teixeira / Ascom Sespa