Abelardo Santos promove evento sobre captação e doação de órgãos
Programação destaca o aperfeiçoamento do processo de captação por meio de uma comunicação eficiente e com abordagem humanizada
Colaboradores do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, estão reunidos em um evento realizado até esta quinta-feira (28) com o objetivo de aprimorar o processo de captação de órgãos para doação dentro do ambiente do Hospital, por meio de uma comunicação eficiente e com abordagem humanizada.
Com o tema da ação do governo estadual “Plante o Amor Por Onde For”, a programação reúne, no auditório da unidade, uma equipe multidisciplinar, com enfermeiros, psicólogos e biomédicos, que palestrará sobre assuntos ligados ao dia a dia da captação de órgãos. A proposta é potencializar o trabalho já feito pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).
Na abertura dos trabalhos, na última quarta-feira (27), o enfermeiro Daniel Tapajós, responsável pela Comissão, abordou “O Papel do Enfermeiro da CIHDOTT”.
“Vamos ter programações específicas justamente para que haja uma conscientização e consigamos fazer com que o hospital entenda a importância do gesto. Mais que doar, é preciso um acolhimento eficiente”, pontua o profissional.
As atividades são realizadas em alusão à campanha nacional "Setembro Verde", que enfatiza a necessidade de conscientização pela doação de órgãos.
“A data nacional é quinta (28), mas aproveitamos para trabalhar esses dois dias, atingindo todos os turnos e o maior número de colaboradores possíveis”, explica Daniel Tapajós. A iniciativa traz como destaque este ano um podcast sobre o assunto, que é transmitido na rádio interna da unidade de saúde.
Programação - No último dia do evento (28), a programação, realizada de 10h às 21h, começa com uma palestra sobre o “Protocolo de Morte Encefálica: Critérios para Abertura”, também ministrada pelo enfermeiro Daniel Tapajós. Ao longo do dia, serão abordadas pautas como a importância dos cuidados e da comunicação no processo.
Um dos participantes, que é presidente da Seção Regional da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o médico Luís Cláudio Pinto, chama a atenção para a importância da doação, pois ainda é alta a recusa por parte dos familiares dos pacientes com este tipo diagnóstico. “Mais de 50% não aceita”, diz.
Com a campanha em vigor, ele reforça: “É importante que, em vida, a pessoa manifeste esse desejo. Precisamos desse gesto”.
Transplantes - Os transplantes são apenas realizados em hospitais autorizados pelo Ministério da Saúde. No Pará, os hospitais autorizados para realizar implante renal são: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Hospital Ophir Loyola (HOL) e Hospital Saúde da Mulher (HSM), em Belém; Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, e Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção.
Os hospitais autorizados a realizar transplante de córnea e esclera pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são: HOL, Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (na Universidade Federal do Pará – UFPA), Hospital Cinthya Charone e Hospital Oftalmológico do Pará.
Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade da rede pública de saúde do Governo do Pará, com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos. A unidade é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS)