Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TORNEIRO

Jogos Abertos do Pará iniciam mais uma etapa regional em Bragança

Em quatro dias de disputas, mais de 1.200 atletas irão competir em cinco modalidades esportivas

Por Carol Amorim (SEEL)
28/09/2023 09h34

Mais uma etapa regional dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) iniciou na noite desta quarta-feira (27), na cidade-sede da regional Caeté, Bragança. O evento chega à sua 12ª edição e é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Prefeitura de Bragança.

A cidade bragantina foi escolhida para sediar, pela segunda vez consecutiva, a regional do Joapa. Ao longo de quatro dias de disputas, mais de 1.200 atletas competem em cinco modalidades esportivas: futsal, tênis de mesa, basquete, vôlei e futebol de areia.

O secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Vinícius Reis de Oliveira, agradeceu a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer, pela escolha do município em sediar o evento esportivo.

"É o segundo ano consecutivo que estamos recebendo esta etapa. Bragança é uma cidade que respira esporte e o nosso povo prestigia muito os eventos. Fico lisonjeado pela escolha e é por isso que é especial realizarmos, mais uma vez, a regional aqui no nosso município", pontuou.

Abertura - A abertura de mais uma regional ocorreu no Ginásio Corolão e reuniu os atletas dos municípios de Ourém, Primavera, Bragança, Salinópolis, São João de Pirabas, Santarém Novo, Augusto Corrêa, Quatipuru, Colares, Altamira e Viseu. 

Um dos momentos mais aguardados foi a entrada da chama olímpica, conduzida pela atleta Enilma Oliveira da Silva. Outro ponto alto da cerimônia é o juramento, que foi feito pelo esportista Mateus da Silva Rassy, atual campeão estadual do Joapa pela seleção de vôlei de Bragança.

O chefe da delegação de Viseu, Ediberto Gatinho, confirma que o torneio marca a integração dos municípios, além de incentivar o ingresso de jovens no mundo esportivo. Para ele, o esporte é uma ferramenta social importante no município. 

"Esperamos o ano por esse momento. Trouxemos mais de 86 atletas para participar da regional. O Joapa não é só uma competição, é uma ferramenta social importante que incentiva os jovens na prática esportiva, socialização. Com o apoio que estamos recebendo, tenho certeza que iremos fazer um excelente trabalho aqui em Bragança', garantiu o representante de Viseu.

A solenidade contou com a participação de autoridades locais, como o presidente da Câmara de Vereadores, Marinaldo Ambrósio da Silva; o prefeito de Ourém, Roberto Uchôa, vice-prefeito de Quatipuru, Edvaldo Aguiar.

Congresso técnico - Sendo um dos primeiros eventos dos Jogos Abertos, o congresso técnico é o momento para confirmação de participação do atleta e para esclarecer possíveis dúvidas sobre o regulamento.

A coordenadora da regional, Márcia Reis, deu as boas vindas às delegações e agradeceu pela parceria com a equipe municipal para a realização dos jogos.

"Quero agradecer a todos da equipe municipal de esporte pela ajuda que vêm nos dando desde o início para que pudéssemos realizar um evento maravilhoso. É com muita alegria que retornamos a Bragança para realização da regional", pontuou.

Um dos organizadores do da regional, Yan Gatinho, chefe de delegação e diretor de esporte de Bragança, ressalta a importância da infraestrutura que o município oferece aos atletas, como transporte, alojamento e alimentação para que o evento ocorra com qualidade.

"A equipe da prefeitura está trabalhando de forma integrada para atender da melhor forma possível. Foram alguns meses de preparação e estamos empenhados em realizar a melhor regional que o Joapa já realizou este ano", disse.

Os jogos terminam no próximo domingo (1º), com a final de futsal no Ginásio Corolão.

Texto: Bruna Cabral/Ascom Seel