Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

HJB tem renovada a certificação nacional ONA 2 pela qualidade e segurança no atendimento aos usuários

Hospital avalia de forma permanente seus processos para manter alto nível dos serviços prestados

Por Marcelo Zeno (HJB)
28/09/2023 10h03

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, conquistou a renovação do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Saúde (ONA), nível 2, ou seja, a Acreditação Plena, um dos mais importantes indicadores de qualidade e segurança do setor da saúde no país. 

A unidade já possui duas certificações, o atual nível 2, que diz respeito aos padrões de qualidade e segurança; e gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. E o ONA 1, que atende critérios e padrões de qualidade relacionados à segurança do paciente, estrutura disponível, e à assistência à saúde dos usuários. O processo de certificação para o ONA 2 foi iniciado em agosto de 2020, obtido em maio de 2021 e segue mantido em 2023. 

Para Rômulo Rodovalho, secretário estadual de Saúde (Sespa), ter um hospital com acreditação e reconhecimento é motivo de orgulho e vigilância. "Pela nossa qualidade, somos, o tempo todo notados, avaliados. Precisamos manter nosso trabalho sempre regrado e buscando evoluir. Ter o selo nível 2 mantido é para comemorar", pontua. 

De acordo com Arline Faccin, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), setor responsável pelo gerenciamento dos processos de Acreditação, o hospital avalia continuamente seus processos para manter a qualidade dos serviços prestados.

"Pensando também na melhoria contínua e da excelência no atendimento aos usuários do HJB, a avaliação de manutenção também ajudará a enxergar novas oportunidades de melhoria dos processos para atingir novos patamares que levarão à excelência do atendimento e maturidade da instituição para ir em busca do nível 3."

Qualidade no atendimento - A usuária Charliane Oliveira, professora, 43 anos, veio da cidade de Itupiranga, no sudeste paraense, até o HJB para a primeira consulta para a cirurgia bariátrica, e avaliou positivamente a assistência prestada.

"Os profissionais daqui são atenciosos, sempre explicando muito os procedimentos. Agora espero ter uma melhor qualidade de vida após essa cirurgia. A certificação é merecedora. Parabéns a todos."

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) realiza pesquisas diárias com os pacientes para saber o nível de satisfação em que o hospital se encontra. Quando os pacientes elogiam o colaborador diretamente, em uma mensagem, o SAU recolhe esses elogios e entrega-os, em forma de bilhete, para o colaborador. No mês de agosto, o nível de satisfação dos usuários foi superior a 94%.

O colaborador Rafael Farias, auxiliar administrativo da Recepção do Ambulatório, disse que achou muito bom o reconhecimento nacional dos serviços prestados pela unidade hospitalar.

"Quando a gente recebe um elogio acho muito legal, pois tem pacientes que sabem que estamos ali para fazer o nosso melhor, com um atendimento rápido e humanizado. Tudo o que podemos fazer no atendimento, não medimos esforços".

O diretor executivo do HJB, o administrador hospitalar Giovani Merenda, disse que agora a meta é conquistar o nível 3 de excelência.

"Ficamos muito orgulhosos por cada conquista que o Hospital Jean Bitar vem alcançando. São várias cerificações que já obtivemos durante esse período de gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), quando olhamos para trás e percebemos o quanto já progredimos. Ainda temos muito o que melhorar, e por isso agora, queremos obter a certificação de nível 3 de excelência da ONA, que atesta a excelência em gestão da instituição. Isso tudo resumido sempre no melhor atendimento para os nossos usuários, com a qualidade e segurança de sempre", frisou.

Serviço: O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica, para doenças metabólicas e gastrointestinais. O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.

Texto: Marcelo Zeno/Ascom HJB