Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia introduz time de resposta rápida pediátrico para aprimorar cuidados infantis

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
27/09/2023 15h41

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) implementou recentemente um Time de Resposta Rápida (TRR) dedicado à pediatria, reforçando seu compromisso em fornecer cuidados infantis ágeis e eficazes. Composto por profissionais de diversas áreas da saúde, o TRR ele garante respostas imediatas às necessidades dos usuários infantis atendidos, proporcionando uma assistência com ainda mais qualidade e segurança.

A equipe de Resposta Rápida (TRR) no hospital desempenha um papel fundamental na melhoria da assistência aos pacientes em situações de emergência e urgência. Seu objetivo principal é sistematizar o atendimento, reduzir a mortalidade intra-hospitalar, prevenir Paradas Cardiorrespiratórias (PCR), garantir a sobrevida dos pacientes, evitar admissões e readmissões na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A equipe ainda utiliza a Classificação de Mews para identificar precocemente mudanças nos parâmetros vitais dos pacientes, permitindo uma resposta rápida e eficaz a situações de risco.

O diretor técnico do HGT, Marcello Ferreira explica que o TRR é formado por uma equipe multidisciplinar composta de profissionais da enfermagem, fisioterapeutas e médicos, que desempenham um papel crucial na resposta rápida às necessidades dos pacientes infantis, garantindo que a assistência seja prestada de maneira eficiente.

Para otimizar a comunicação entre esses profissionais, os profissionais utilizam dois códigos de identificação: o Código Azul e o Código Amarelo.

- Código Azul: Esse código é acionado quando ocorre uma Parada Cardiorrespiratória (PCR) e requer atenção imediata e coordenada para reanimar o paciente e estabilizá-lo.

- Código Amarelo: Este código é utilizado para situações de Emergências e Urgências que não envolvem uma PCR, mas ainda exigem uma resposta rápida e eficaz da equipe TRR.

Através desses códigos de identificação, a unidade hospitalar garante que todos os profissionais estejam na mesma sintonia e possam agir prontamente quando necessário, melhorando assim a qualidade do atendimento aos pacientes.

O diretor técnico enfatiza que a comunicação eficiente é fundamental para o sucesso da equipe TRR, e esses códigos desempenham um papel vital nesse processo, garantindo que cada paciente receba a atenção e os cuidados necessários no momento certo.

“O TRR proporciona identificar precocemente qualquer deterioração na condição de saúde das crianças e tomar medidas imediatas para estabilizá-las. Isso significa que, se uma criança apresentar sinais de piora em seu quadro clínico, a equipe de TRR estará pronta para intervir rapidamente, minimizando riscos potenciais e garantindo uma resposta ágil e eficaz”, finalizou Marcello.

No período de janeiro de 2022 a agosto de 2023, o HGT ofereceu um total de mais de 2.850 atendimentos pediátricos, abrangendo tanto internações quanto consultas ambulatoriais. Paralelamente, durante o mesmo período, a unidade hospitalar celebrou a chegada de mais de 2.400 bebês, com uma combinação de partos cesáreos e normais, reforçando seu compromisso em oferecer cuidados a mães e recém-nascidos, ao oferecer um ambiente seguro e acolhedor para as famílias.

Raissa de Kassia, de 18 anos, encontra-se atualmente internada no HGT há dez dias, após ter dado à luz seu filho, Railson, por meio de parto normal. A estadia prolongada na unidade hospitalar se deve à necessidade de cuidados adicionais para garantir o bem-estar do recém-nascido. Raissa expressou sua gratidão pela iniciativa e parabenizou o HGT pelo investimento. 

"Meu bebê está precisando desses cuidados. Eu acho essa iniciativa muito importante. Isso torna nossa internação mais segura, caso algo inesperado aconteça. O pediatra é prontamente acionado e o atendimento é oferecido imediatamente. Parabéns ao HGT pelo investimento e compromisso com a assistência", finalizou a paciente que mora no Palmares, Distrito de Tailândia.

Para manter os padrões de qualidade, os membros do TRR passam por treinamento contínuo e avaliações de desempenho regulares, o que garante que a equipe esteja sempre preparada para enfrentar os desafios que possam surgir no atendimento pediátrico.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HGT fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.