Seaster reúne gestores da Região Norte para discutir atualizações no Cadastro Único
Encontro em Belém discute atualizações do CadÚnico e mobiliza representantes do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins
O Cadastro Único é uma iniciativa do governo federal que reúne diversas informações das famílias de baixa renda do Brasil. Ele informa ao governo quem são essas famílias, como vivem e quais os serviços e programas necessários para que elas possam melhorar suas vidas. Com o intuito de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido por técnicos que atuam diariamente no CadÚnico, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realiza, entre os dias 26 e 27 de setembro, o Encontro Regional do Programa de Fortalecimento da Gestão do Cadastro Único no SUAS - o Procad-SUAS.
O encontro reúne gestores e técnicos representantes dos Estados da Região Norte, a fim de propor a discussão de novas ações e atualizações do programa, possibilitando a execução correta e de forma integrada por parte das equipes dos estados e dos municípios. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, representando o Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins.
"Reforçamos aqui o esforço realizado diariamente por todos os que estão presentes, aqueles realizam um trabalho minucioso, por vezes cansativo, mas que prezam pela qualidade e pela capacidade institucional do atendimento integral e cadastramento das famílias vulneráveis. A atualização e a qualificação permanente das informações contribui para que o nosso trabalho, enquanto agente público e defensor do SUAS, seja cada vez melhor", frisou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.
"Estamos com sete estados da Amazônia. Um momento muito produtivo e de muita troca de experiências. A ideia é que, ao final, possamos propor para todos os municípios do Pará um encontro com a Caixa Econômica para dialogar com mais profundidade as políticas que envolvem o Cadastro Único na região Norte", foi o pontuou o Diretor de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza, Ricardo Ganzer.
Além de prevê a redução de falhas e a regularização dos registros no cadastro, o Procad SUAS também a busca ativa das famílias pertencentes aos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE) e a aquisição e alocação de bens e serviços que contribuam para o fortalecimento da capacidade institucional de atendimento do público do (CadÚnico nos equipamentos socioassistênciais.
José Roberto, técnico da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, participou da abertura do evento e reforçou a relevância da oficina ao reunir Estados da Região Norte para avaliar os desafios apresentados a partir do fator amazônico.
"A região amazônica nos apresenta um desafio, em especial pela extensão territorial, e por isso este ponto foi destacado no 'Procad'. Há uma contemplação em destaque, há um olhar diferenciado por parte do governo federal. E, hoje, reunir alguns estados para dialogar sobre a utilização correta desses recursos, garante que a politica pública alcance os públicos específicos, entre eles: indígenas, a população de rua, famílias com criança e adolescentes em situação de trabalho infantil, pessoas deficientes e os idosos".
O evento segue até às 17h desta quarta-feira, 27, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Pará.