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Hospital Geral de Tailândia oferta capacitação em Libras no Dia Nacional do Surdo

Iniciativa objetiva a promoção da inclusão e acessibilidade e a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes surdos

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
26/09/2023 14h24

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado hoje (25), o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu uma capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), reunindo mais de 40 colaboradores de diferentes setores da unidade hospitalar. A atividade teve como objetivo não apenas a promoção da inclusão e acessibilidade, mas também a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes surdos que frequentemente buscam os serviços do HGT.

A capacitação aconteceu no auditório do HGT, e teve como facilitadora Elizangela Rodrigues, Pedagoga licenciada, intérprete em Libras, Neuropsicopedagoga, Especialista em Educação Especial Inclusiva e Mestre em Ciências da Educação, desempenhou um papel fundamental durante a capacitação, que ofereceu seus conhecimentos de forma voluntária.

Elizangela explicou de forma clara e didática os princípios da Libras e sua importância na comunicação eficaz com os pacientes surdos, proporcionando aos participantes uma introdução à Libras, incluindo sua estrutura linguística, gramática e vocabulário básico. Além disso, foram discutidos temas relevantes relacionados à cultura surda e às necessidades específicas dos pacientes surdos. 

"É uma honra poder contribuir com meu conhecimento para este treinamento e para a melhoria dos serviços de saúde prestados aos pacientes surdos. Acredito que todos têm o direito fundamental de se comunicar e ser compreendidos, e estou comprometida em ajudar a construir pontes de comunicação mais sólidas", disse Elizangela durante o evento.

Iara Cruz, enfermeira do Pronto Atendimento (PA) do HGT, foi uma das participantes da atividade, ela expressou sua gratidão pela oportunidade de aprender Libras. "É muito importante que estejamos preparados para atender e se comunicar eficazmente com os pacientes surdos, principalmente no PA, onde temos o primeiro contato com o paciente. Isso não apenas melhora a qualidade do nosso atendimento, mas também promove a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços de saúde que prestamos”, finalizou a profissional.

Durante a capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de praticar a comunicação em Libras por meio de exercícios práticos e simulações de situações comuns no ambiente hospitalar. Além disso, foram fornecidos recursos adicionais, como manuais e material de referência, para auxiliar os colaboradores no processo de aprendizado contínuo da língua de sinais.

Patrícia Manfredi, coordenadora do GTH enfatiza que a atividade representa mais um passo significativo em direção à construção de um ambiente de saúde mais inclusivo e acessível. “Neste dia, reafirmamos nosso compromisso de continuarmos promovendo a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços de saúde para todas as pessoas. A capacitação em Libras é apenas o primeiro passo em uma jornada contínua de conscientização e aprimoramento que beneficia tanto os nossos pacientes quanto os nossos colaboradores”.

O paciente Carlos Rodrigues, internado na unidade hospitalar, expressou seu apoio e gratidão pela iniciativa HGT em oferecer treinamento em Libras. Carlos compartilhou apoio, destacando que, embora ele não precise de atendimento em Libras, reconhece a necessidade desse serviço para muitos outros pacientes que frequentam o hospital em busca de cuidados médicos e a restauração da saúde. 

“Eu não preciso de atendimento de libras, mas muitas pessoas que vem aqui, assim como eu, em busca de atendimento e de ter a saúde restaurada precisam. É importante termos amor ao próximo e nos colocarmos no lugar dele sempre. Parabéns ao HGT pela iniciativa, por fazer com que a saúde possa chegar a todos, independente das limitações”, finalizou o usuário.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.