Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Secretaria de Saúde (Sespa) realiza atividades no encerramento do 'Setembro Verde'

Agenda terá palestras, orientações de profissionais de saúde e ação na Praça da República no final de semana

Por Melina Marcelino (SESPA)
26/09/2023 14h18

O “Setembro Verde” é uma campanha de mobilização realizada no país inteiro para falar sobre a importância do gesto de doação de órgãos. Na semana final da campanha, a Central Estadual de Transplantes (CET), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promoverá uma programação especial de conclusão da mobilização. A agenda terá palestras, orientações de profissionais de saúde e ação na Praça da República no final de semana.

Na quarta-feira, 27, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Neste dia, a responsável técnica da CET, Ana Beltrão, estará no Hospital Ophir Loyola para falar sobre o panorama do transplante no Pará e a comunicação com famílias de pessoas falecidas para abordar a possibilidade de doação de órgãos. Nos dias 27 e 28, uma equipe da CET estará no Hospital Abelardo Santos promovendo uma roda de conversas com médicos sobre transplante e doação de órgãos.

No domingo (1º), será o dia final da campanha. A coordenadora da CET, Ierecê Miranda, explica que a data foi escolhida para destacar que o debate sobre doação de órgãos não se restringe apenas ao mês alusivo à campanha do “Setembro Verde”. Além disso, ela explicou a importância da ação: “É vital que informações sobre doação de órgãos cheguem à população e esta programação tem este propósito, já que um grande público entenderá mais sobre o tema e ajudará na propagação de informações e sensibilização com esta causa nobre. Isso ajudará ainda mais famílias a tomarem a decisão pela doação em caso de óbito de um ente”, declarou.

Com o lema “Plante Amor Por Onde For, A Vida Continua!”, a ação de encerramento da campanha do “Setembro Verde” de 2023 será uma mobilização de panfletagem e blitz no trânsito na Praça da República, em Belém. A programação será realizada das 08:00 às 12:00, com objetivo de propor a continuação da discussão do tema para além de setembro.

Serão distribuídos folders educativos sobre doação de órgãos, faixas informativas, equipes da CET informando sobre transplantes, além da presença de artistas que farão a animação do evento. A ação está sendo feita em parceria com instituições de ensino, ligas acadêmicas, iniciativas privadas e clínicas de saúde.

Dados e informações sobre transplantes de órgãos no Pará

Em 2023, até o mês de agosto, foram realizados no Pará 321 transplantes de córnea, 51 transplantes de rim, 04 fígados e 13 de medula óssea. Ao todo, 1.562 pessoas no Pará estão em lista de espera aguardando por uma córnea, rim e fígado.

No Pará, são realizados transplantes de rim, fígado, tecidos oculares e medula óssea. São cinco hospitais autorizados para fazer transplantes de rim, dos quais quatro atendem pelo Sistema Único de Saúde (Sus); doze instituições de saúde que realizam transplante de córnea, sendo que quatro atendem Sus; dois hospitais realizam transplantes de medula óssea, um pelo Sus; e um hospital realiza transplante de fígado, que atende pelo Sus. Os transplantes de fígado e de medula óssea iniciaram em 2023 pela rede pública de saúde do Pará.

Texto de Edilson Teixeira, com informações de Mozart Lira / Ascom Sespa