Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap aprimora rotina com I Circuito Regional de Agentes de Recursos Humanos

Iniciativa se volta para o “agente de RH”, função específica para realizar a logística entre as unidades e a administração da secretaria

Por Caroline Rocha (SEAP)
26/09/2023 13h11

Com o objetivo de promover a melhoria do fluxo de informações e rotinas administrativas relacionadas ao setor de Recursos Humanos, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio de sua Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), deu início ao I Circuito Regional de Agentes de Recursos Humanos. O “Agente de RH”, função específica criada para realizar essa logística entre unidades e a administração, é o público-alvo dessa iniciativa, que deve padronizar os procedimentos administrativos de pessoal em todo o Estado.

O diretor de Gestão de Pessoal da Seap, Waldilson Colins, explica que o Agente de RH irá compor um sistema estratégico de comunicação interna que vai realizar a integração entre a DGP e as Unidades Prisionais, sempre em consonância com a direção da Unidade. A realização dos I Circuito Regional visa estabelecer a compreensão eficaz dos procedimentos que são de competência da Diretoria e que incidem diretamente sobre os direitos dos servidores tais como: Férias; Licenças; Frequências; Plantão Extraordinário; Atestados Médicos; Ficha de Estágio Probatório; Averbação de Tempo de Serviços; Sistema de Gestão de Pessoas (SIGP); entre outros.

O Circuito é realizado por servidores da própria DGP e facilitará a disseminação de informações e realizar esclarecimentos de dúvidas, além de buscar sanar os obstáculos e imprimir maior eficiência aos processos inerentes à Gestão de Pessoas. O Circuito será realizado em todas as 12 regiões do estado. A primeira foi na Região Guamá, na última sexta-feira (22), e durante esta semana será realizada na região Lago de Tucuruí, explica Waldilson.

“A realização do circuito visa tirar dúvidas sobre diversos temas, como licença prêmio, por exemplo. Orientar para que esse processo seja bem instruído na ponta e chegue para nós corretamente. Assim, teremos mais celeridade e agilidade nesses processos, tendo uma resposta mais rápida ao servidor que necessita desses direitos”, explica o diretor da DGP.

Thainan Azevedo, coordenadora de Recursos Humanos da DGP, reforça que o circuito regional de agentes de RH da SEAP tem o intuito de padronizar os procedimentos administrativos das demandas de RH nas unidades prisionais de todo o estado, com o objetivo de diminuir essa distância entre a DGP com os servidores que trabalham com RH dentro das unidades prisionais. “O projeto é justamente para ter esse alinhamento dos procedimentos, para ter padronização desse serviço administrativo que é tão importante nas unidades”, diz.

A agente de RH da Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI), Ana Vasconcelos, aprovou a realização do I Circuito Regional de Agentes de Recursos Humanos, considerado importante para quem atua na parte administrativa das unidades penais.

“Esse evento vai nos ajudar da melhor forma possível. Permitir repassar para eles (servidores) as informações corretas. Eu espero que possa ter continuidade para que a gente sempre tenha esse contato com a DGP porque isso é muito importante para o RH na unidade. Muitas vezes o servidor não pode ir até lá (na sede), então tendo esse RH na unidade vai facilitar o bom andamento do trabalho da Casa Penal”, finalizou a servidora.