Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODERNIZAÇÃO

Servidores da Emater concluem treinamento sobre ferramenta de análise de dados

Com o manejo de recurso, a expectativa é alcançar melhores resultados no planejamento estratégico e de gestão no órgão

Por Governo do Pará (SECOM)
26/09/2023 12h01

Os servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) concluíram na segunda-feira (25), Escritório Central, em Marituba, um treinamento sobre o uso de ferramentas de análise de dados. 

A primeira etapa da capacitação ocorreu no último dia 18, na Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), que é parceira na formação. Participaram das aulas teóricas e práticas os colaboradores das Coordenadorias Técnica, de Planejamento, de Operações e de Finanças.

“Nós estamos promovendo este curso para melhorarmos nossas apresentações de relatórios, darmos uma modernização na forma de apresentar os nossos resultados”, explicou a chefe do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC) da Emater, Cristiane Corrêa.

Os sistemas “Power BI” e o “Data Studio” são plataformas que permitem a construção de painéis de informações que contêm métricas e indicadores-chave de performance, podendo ser monitorados por todos os setores da mesma empresa.

“Esses programas servem para embasar decisões e acompanhar o desempenho da empresa, portanto, são painéis de controle que possibilitam uma síntese de dados que permitem os servidores, de forma interativa, agregar uma série de informações em diversos painéis. Eles vão permitir que os servidores possam tomar decisões relevantes que possam facilitar o seu dia a dia de trabalho”, explicou o instrutor do curso, o assistente de gestão da Diretoria de Planejamento Estratégico da Seplad, Renato Cunha Andrade.

A coordenadora técnica da Emater, Camila Salim, pontuou as vantagens no uso desses programas para melhor desempenho das funções no órgão.

“Você tem centralizados todos os dados e informações, e nesse cenário você verifica um possível não atingimento de meta, assim como um possível superávit ou déficit. O programa gera um painel e você consegue fazer a gestão desses dados com maior precisão. Cada coordenadoria vai usar a seu favor. A Coordenadoria de Planejamento vai usar com a seleção de espelho de dados, que vai se diferir da Coordenadoria Técnica, que por sua vez vai utilizar a ferramenta para trabalhar mapas, georreferenciamento; a questão da quantidade de Cadastro Ambiental Rural (CAR); qual a área vai ter mais passivo ambiental; onde vai ter que ser atuado, onde eu vou precisar de mais extensionistas. É uma ferramenta de planejamento estratégico e de gestão”, apontou.

Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater