Ideflor-Bio incentiva práticas sustentáveis em Ponta de Pedras, no Marajó
Evento buscou conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental no dia a dia
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) marcou presença, por meio da Gerência da Região Administrativa do Marajó (GRM), no 1º Workshop de Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura Municipal de Ponta Pedras, na última sexta-feira (22). O evento teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e promover ações sustentáveis.
A programação ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Ponta de Pedras, um dos municípios marajoaras, e reuniu moradores, estudantes e representantes da comunidade local. Foram abordados temas como a importância da conservação dos recursos naturais, a gestão de resíduos sólidos, o consumo consciente e a preservação das áreas verdes do município.Evento abordou os impactos ambientais no Arquipélago do Marajó
O Ideflor-Bio teve um papel fundamental no evento, fornecendo informações e orientações sobre a preservação das florestas e a importância da biodiversidade. O titular da GRM, Hugo Dias, apresentou a palestra magna com o tema “Desafios para a Conservação das Florestas Nativas: Um olhar no desmatamento e seus impactos ambientais no Marajó”.
Ele também compartilhou experiências sobre o manejo florestal sustentável, enfatizando a importância de utilizar os recursos naturais de forma consciente, respeitando os limites do meio ambiente e garantindo a sustentabilidade das gerações futuras.
Hugo Dias e a prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo CastroCooperação - Hugo Dias ressaltou a importância da parceria do Ideflor-Bio com a Prefeitura de Ponta de Pedras, destacando que a troca de conhecimentos e ações conjuntas são fundamentais para promover conscientização e implementar medidas sustentáveis. “A cooperação fortalece esforços na construção de um futuro mais sustentável, em que a preservação do meio ambiente seja prioridade para todos”, enfatizou.
Ao final do workshop, os participantes receberam materiais informativos e orientações sobre como aplicar as práticas sustentáveis no dia a dia. A expectativa é que as ações promovidas durante o evento sejam multiplicadas pela comunidade, gerando um impacto positivo na preservação ambiental do município.
Além do Ideflor-Bio, o evento contou com a participação de representantes das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de Cultura (Secult) e de Educação (Seduc), do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), e de outras instituições que atuam na área ambiental, reforçando a importância da união de esforços na defesa dos recursos naturais.