Servidores têm formações em 23º Fórum Regional de Fortalecimento de Parcerias
Cursos querem aperfeiçoar a gestão e a governança no âmbito dos órgãos que operam recursos procedentes das transferências da União
As primeiras atividades do 23º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Pará, já iniciaram nesta segunda-feira (25) com as capacitações ‘Gestão.gov.br’, na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e ‘Transferegov.br - Módulo C’, na Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará.
O Fórum será promovido no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no dia 27 de setembro, das 8h às 18h e é realizado pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad); a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR), com apoio dos Elos Estadual, Ensino, Controle e Municipalista.
Os ‘Cursos de Formação de Pontos Focais e Validadores para Implementação do Gestão.gov.br’ são cursos que acontecem durante os Fóruns Regionais de Fortalecimento da Rede +Brasil e as turmas são fruto de uma parceria entre a Rede +Brasil e o ente demandante. As duas formações contam com quase 100 servidores públicos inscritos, que serão certificados pelo Governo, por meio da EGPA.
“Estamos muito felizes por estarmos recebendo o curso de Gestão Pública, que desempenha um papel fundamental para capacitar os atores responsáveis para que eles possam compreender de que forma devem utilizar os recursos provenientes das transferências da União e sua posterior entrega à sociedade. Ao fornecer conhecimentos em administração, finanças e políticas públicas, esse curso prepara os servidores para tomar decisões estratégicas que otimizam o uso desses recursos em benefício da população. Dessa forma, contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente, fortalecendo a relação entre o governo e a sociedade e promovendo o desenvolvimento sustentável do país”, explicou Luiza Tuma, secretária adjunta de Recursos Especiais da Seplad.
As formações têm como objetivo contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira. Os formadores atuam nacionalmente e são referência sobre os sistemas.
Moisés Marques, servidor da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, destaca que o curso será valioso para o aprimoramento da gestão de recursos na secretaria. “Agradecemos ao Governo pela oportunidade e esperamos ao longo dessa semana já implementar na secretaria o que vamos aprender sobre a captação de recursos, realizar essa gestão da melhor maneira para causar impacto na qualidade do serviço prestado à população”, disse o servidor, que participa da formação ‘Gestão.gov.br’.
Já a servidora Aurilene Gouvea, que atua na Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Estado de Obras, participa da formação ‘Transferegov.br - Módulo C’ e explica que o conhecimento para operacionalização do sistema foi o que a levou à procura do curso. “Estou aqui para aprender e então difundir para a equipe a tratativa dentro da plataforma, por isso, vejo como uma iniciativa muito positiva”.
As capacitações seguem nesta terça e quinta-feira.
Rede - Composta por órgãos e entidades públicas e privadas, a Rede de Parcerias foi instituída pela Portaria nº 33/2020 e constitui-se em uma rede de governança colaborativa, cujo objetivo é promover maior integração entre os parceiros e fortalecer boas práticas e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes de transferências da União operacionalizadas por meio do Transferegov.br.