Hospital do Marajó completa 13 anos com mais de três milhões de atendimentos
Unidade do governo estadual tem 96% de índice de satisfação dos usuários
Nesta segunda-feira (25), a administração do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, celebra os 13 anos de fundação da unidade com o registro de mais de três milhões de atendimentos prestados à comunidade. O tema da comemoração é “13 anos - Hospital Regional do Marajó: respeito à vida”, pelo compromisso com o cuidado à saúde da população marajoara.
A equipe multiprofissional de Saúde tem muito o que comemorar. A unidade tem 96% do índice de satisfação dos usuários. O hospital é vinculado ao 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS).
"Gostaria de parabenizar pelos 13 anos de existência toda a equipe que faz o HRPM essa unidade com aprovação tão alta por parte dos usuários. Este trabalho é muito importante para descentralizar o acesso à saúde, com qualidade, o que permite que a população do Marajó não precise se deslocar até Belém ou outros locais”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.
De acordo com o diretor Executivo da unidade hospitalar, Cledes Silva, o HRPM construiu uma reputação sólida e deixou uma marca na comunidade marajoara com apoio do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ao investir em tecnologias de ponta em benefício do atendimento aos seus usuários, visando oferecer o que há de melhor em tratamento e diagnóstico.Desde a entrega à população, no ano de 2010, o HRPM passou por constantes mudanças, o que fica nítido com as conquistas alcançadas em mais de uma década de atividades ininterruptas. A equipe de profissionais garante, entre os serviços mais relevantes, cirurgias, partos, atendimentos de Urgência/Emergência, consultas, exames e transfusões de sangue.
O Hospital também presta atendimento por profissionais das áreas de psicologia, serviço social, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, bem como sessões de hemodiálise e internações, alcançando a marca de 3.267.505 atendimentos.
Cledes Silva comenta que ao longo desses anos de atividades, a contribuição do HRPM à saúde pública na região marajoara é notória como referência de média e alta complexidade e prestação de serviço 100% SUS.“Este resultado decorre do apoio do governo do Pará, via Secretaria de Saúde Pública (Sespa) e de seus colaboradores diretos e indiretos, de hoje e de ontem, gerando esse histórico de conquistas, contido neste contexto e com o propósito básico: respeito à vida. Estamos juntos! Parabéns a todos”, enfatizou o gestor.
O Hospital Regional do Marajó desempenha um papel ativo na comunidade, promovendo campanhas de conscientização de saúde e palestras educativas. Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo da unidade, buscando educar a população marajoara, e contribuindo para a promoção de uma vida mais saudável.Aprovação – Com área total de 23.916m² e 9.926m² de muita área verde no entorno da unidade hospitalar, a assistência segura, de qualidade e humanizada é prestada por uma equipe multiprofissional. Em 2010, o HRPM alcançou 83,50% de satisfação dos usuários acerca do atendimento, já nos últimos 12 anos a unidade ultrapassou os 90% de satisfação, sendo que desde 2020 a média de satisfação mantém-se em mais de 90%, de acordo com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que realiza estudo sobre o nível de satisfação dos usuários do HRPM.
Lucilene Santos, 46, compartilha a importância que a unidade hospitalar representa para ela e sua família. “O HRPM foi uma benção de Deus em minha vida e na vida dos meus filhos. Tive uma gestação gemelar de seis meses e duas semanas. Em uma das consultas, realizei exame de ultrassom e os médicos identificaram pelo exame que eu estava tendo uma complicação e tiveram que realizar uma cesariana de emergência, mas graças a Deus, primeiramente, e a capacidade de toda a equipe do hospital, meus filhos hoje têm 12 anos de vida, estão saudáveis""Eu sou grata a todos os profissionais, equipe de limpeza, atendentes, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, e parabéns ao Hospital Regional do Marajó pelo ótimo atendimento", finalizou a dona de casa.Reconhecimento – Neste ano, 2023, o cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, garantiram à administração do Hospital Regional Público do Marajó, a manutenção do certificado de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), pela terceira vez consecutiva.
A manutenção do reconhecimento nacional da ONA 1, atesta que a instituição é considerada ‘Acreditada’, ao cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos, o que gera mais segurança na assistência aos usuários atendidos. A certificação é resultado da auditoria pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).
Hemodiálise - O serviço de Hemodiálise do Hospital Regional Público do Marajó, entregue no ano de 2021, conta com máquinas de hemodiálise ambulatorial e para tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e capacidade de realizar até 42 sessões por semana, em três turnos.
Desde a inauguração do Centro de Hemodiálise do HRPM, a unidade hospitalar propiciou mais de 8.600 sessões de hemodiálise à população marajoara.
O HRPM, desde 2022, passou a oferecer atendimento em neurocirurgia, em regime de livre demanda, para casos de politrauma em usuários da região. O novo serviço contempla diagnóstico e o cuidado com as doenças que afetam o sistema nervoso central e seus componentes.
O serviço também dá ao hospital a possibilidade de realizar várias cirurgias, incluindo drenagem de hematomas extradurais, tratamento de acidente vascular encefálico hemorrágico e isquêmico, tratamento de hidrocefalia, derivação ventricular externa e tratamento de compressão medular traumática.
Tomografia – Em junho de 2021, o Hospital Regional, em Breves, recebeu do Governo do Pará, por meio da Sespa, um novo tomógrafo, garantindo à população um melhor atendimento em saúde. O equipamento de tomografia conta com nova tecnologia, que garante mais segurança, conforto e qualidade, além de maior capacidade de realização de exames.
Perfil - O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O hospital presta assistência de média e alta complexidade para uma população superior a 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) - Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. A unidade fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.