XXV Círio da Polícia Civil homenageia Nossa Senhora de Nazaré neste domingo (24)
Tradicional procissão percorreu as ruas do entorno da Delegacia Geral, no bairro de Nazaré, e se encerrou na Basílica Santuário
Na manhã deste domingo (24) aconteceu a missa em celebração pelo XXV Círio da Polícia Civil do Estado do Pará. Logo na sequência houve a tradicional procissão pelas ruas do entorno da Delegacia Geral, com encerramento na Basílica Santuário de Nazaré.
Este ano é comemorado o Jubileu de Prata do Círio da Polícia Civil, já que são 25 anos dessa festa de fé que reúne servidores da instituição e seus familiares, pessoas da comunidade civil, além de representantes de outros órgãos públicos que participam no apoio do evento.
A missa foi celebrada pelo padre Francisco Assis, reitor da Basílica Santuário de Nazaré, no jardim da Delegacia Geral da Polícia Civil. A celebração foi prestigiada por grande público. Em seguida, o cortejo ganhou as ruas do entorno da Delegacia Geral, dando início a mais um Círio da Polícia Civil em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia.
“Estamos hoje participando de um momento muito singelo. É o nosso Jubileu de Prata. Momento de muita fé, de muita reflexão, mas acima de tudo de agradecimento. Que Nossa Senhora de Nazaré possa nos abençoar e nos proteger no dia a dia da nossa profissão”, ressaltou o delegado-geral Walter Resende.
A procissão iniciou na avenida Magalhães Barata, e seguiu pela travessa Nove de Janeiro, avenida José Malcher e avenida Generalíssimo Deodoro, encerrando a caminhada em frente à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Pessoas saíram de suas casas para acompanhar a passagem, em momentos de muita emoção para devotos da padroeira. “Estou com a minha mãe doente em casa há alguns dias e em minhas orações o que mais peço é a saúde e completa recuperação dela. Quando vi a procissão se aproximando, vim para perto receber as bênçãos de Nossa Senhora e sei que minha mãe ficará completamente curada. Agradeço muito por vivenciar esse momento através do Círio da Polícia Civil”, contou uma moradora.
Programação nazarena na Polícia Civil
A programação do XXV da Polícia Civil iniciou com uma missa celebrada no Auditório Delegada Ione Coelho. Logo após, aconteceram as peregrinações em várias delegacias e seccionais da Região Metropolitana de Belém por 30 dias.
No dia 22, deste mês, houve a romaria rodoviária que saiu da Seccional do Guamá em direção à Delegacia Geral, com servidores em viaturas homenageando Nossa Senhora de Nazaré.
Segundo o delegado Otto Wirtz, coordenador da comissão organizadora do Círio da Polícia Civil, estar à frente da comissão organizadora do XXV Círio da Polícia Civil é motivo de alegria.
“O dia a dia da nossa profissão é muito difícil. Nós lidamos com situações muito peculiares da sociedade e ter as bênçãos e a proteção de Nossa Senhora faz com que consigamos dar ao nosso trabalho a leveza que ele precisa. Maria nos conduz com amor de mãe e nos protege todos os dias” enfatizou o coordenador.
O Círio da Polícia Civil faz parte do calendário oficial de romarias da Arquidiocese de Belém e a edição deste ano trouxe o tema "Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho", mesmo lema oficial do Círio de Nazaré.