Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Secretário de Educação acompanha preparação para o Saeb, em Belém

Rossieli Soares visitou escolas, acompanhou os trabalhos, e ouviu as demandas das comunidades escolares para aprimorar processo de ensino

Por Bruno Magno (SEOP)
23/09/2023 13h30

Com foco na realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2023), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) continua com as aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática durante os sábados, com objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes no exame, previsto para os dias 23 de outubro e 3 de novembro em todo o Brasil.

Neste sábado (23), três escolas de Belém receberam a visita do secretário de Educação, Rossieli Soares, que acompanha os trabalhos, e ouve as demandas da comunidade escolar. 

''Estive visitando essas três escolas estaduais para acompanhar a preparação do Saeb, ver como os estudantes estão se empenhando, mas também para ouvir demandas deles e da  comunidade escolar para melhorias das nossas escolas. Sei que temos muita coisa para fazer ainda, mas seguimos avançando para aprimorar a realidade da educação paraense'', disse o secretário Rossieli Soares, que entrou nas salas e conversou com estudantes e professores durante as visitas. 

Com intuito de conhecer as iniciativas na rede, o secretário visitou os trabalhos de reforço nas escolas estaduais Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro da Pedreira; Albanizia Oliveira Lima, no bairro Souza; e Mateus do Carmo, na Terra Firme. Rossieli Soares também ouviu demandas da comunidade escolar para melhoria do ensino nas três unidades. 

“É a primeira vez que estamos recebendo a visita de um secretário, então, é diferente, né? Porque a gente sabe que a Secretaria de Educação está olhando um pouco mais para gente. Então a gente se sente reconhecido como escola. Também foi muito bom para mostrarmos o trabalho desenvolvido pela nossa escola para o Saeb”, ressaltou a estudante Letícia Rayane, do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Albanízia de Oliveira.

Durante as aulas, os estudantes utilizam os livros do “Prepara”, material didático disponibilizado pela Seduc, e composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, que viabilizam a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Saeb.

No total 898 escolas da rede estadual de ensino recebem o material didático, cada disciplina tem dois volumes para facilitar a compreensão dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

“Foi muito importante a visita do nosso secretário porque a gente está com todo gás aí, né? Estamos intensificando o nosso ensino de aprendizagem, e nós queremos sempre pensar na nossa meta, alcançá-la, e oferecer sempre o melhor para os nossos alunos, e para a escola também, como qualidade de ensino. A escola tem uma das melhores médias de Belém, e agora a gente quer conseguir o nosso 6.8, e por isso, estamos batalhando bastante com reforços aos sábados”, afirmou a diretora Rosilene Simões, da Escola Nossa Senhora Aparecida.
 
Sobre o Saeb

É um conjunto de avaliações que permite ao Governo Federal realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Hoje a Escola Nossa Senhora Aparecida está super feliz com a visita do nosso secretário Rossieli Soares. Essa escola que tem um dos maiores índices de educação, Saeb, da DRE 08, tem um desafio muito grande e está em preparação com cinco turmas, só do quinto ano, para essa missão e eles estão muito empenhados. A escola respira o Saeb e já está preparada para enfrentar essa prova, essa avaliação externa que está chegando”, disse  Geovania Paiva, dirigiente da Diretoria Regional de Ensino Belém.