Segup promove palestras e vivências educativas pelo Setembro Amarelo
Ação da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social da Segup (DPS), da Segup, integra o projeto 'Bem-Estar'
Em alusão ao mês de valorização da vida, o “Setembro Amarelo”, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop) e do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), realizou palestras e vivências educativas para os servidores, na manhã desta sexta-feira, 22.
Mais de 100 agentes participaram das atividades destinadas a debater sobre a prevenção ao suicídio e saúde mental, com objetivo de auxiliar os servidores e os agentes de segurança sobre os temas, e ainda, promover o treinamento para aprimorar a atuação em situações que envolvam esse tipo de ocorrências.
“Estamos proporcionando aos nossos servidores esse momento de escuta para que eles possam se preparar de forma mais adequada quanto às situações que envolvam a saúde mental e a valorização da vida, tanto a que eles sentem, quanto aquelas que eles são expostos no dia a dia, em razão das funções em que atuam”, falou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.
Acolhimento - Por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social da Segup (DPS) é desenvolvido o projeto “Bem-Estar”, que buscar acolher os agentes de segurança e os servidores dos órgãos do Sistema, com apoio psicossocial, explica a psiquiatra e 1ª tenente da Polícia Militar, Dra. Massami Iida.
“É de grande importância para todos nós tratarmos sobre temas tão presentes no nosso dia a dia, como o suicídio e saúde mental, especialmente, voltado para a área de segurança pública onde esses agentes estão sempre expostos a situações delicadas, tendo que tratar também de seu próprio emocional. Percebemos que os policiais militares, têm um risco muito maior de suicídio do que a população geral, assim como os bombeiros militares, e os que estão nas forças armadas. Eles têm uma vulnerabilidade maior. Por isso é importante falar, até para nós vermos medidas de prevenção para diminuir essa chance de suicídio e facilitar o acesso à busca de tratamento, oferecendo suporte necessário para que possam lidar com seus próprios conflitos”, afirma a doutora Massami Iida.
Os servidores recebem suporte psicossocial, mediante agendamento, e também em casos onde necessitam de atendimento psicológico, como destaca a psicóloga da Segup, Bianca Montenegro.
“Nosso objetivo é levar conforto aos servidores e agentes, dizer que o nosso projeto realiza atendimento tanto aqui no Ciop, quanto no Iesp. Nosso trabalho se estende a todos os servidores da Secretaria de Segurança, com objetivo principal de acolhimento e tratamento direcionado a prevenção, para que possam sentir a vontade de colocar suas dores e dificuldades, e assim, melhorar a qualidade de vida e da atividade profissional desse servidor”, falou a psicóloga.
Para a servidora do Ciop, Renata Pimentel, essa é uma oportunidade muito boa para que eles possam aprender a lidar com situações vividas durante os atendimentos de urgência e emergência. “Para nós é muito necessário que a gente tenha esses momentos de vivência para o nosso emocional, pois estamos sempre lidando com situações difíceis, que às vezes esbarram no que estamos sentido, e com essa oportunidade a gente aprende a lidar como nossos problemas e também de como podemos ajudar ao outro”, disse a servidora.