Seduc reúne com secretarias municipais de educação da região metropolitana de Belém
Encontro mobilizou secretários municipais, diretores e coordenadores para alinhamento do processo de matrículas de alunos e lotação de professores
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nesta sexta-feira (22), no prédio sede da Secretaria, um encontro com lideranças das redes de ensino das cidades que compõem a região metropolitana de Belém. O encontro, que é realizado periodicamente, contou com a participação dos secretários municipais, diretores e coordenadores de educação, para promover o alinhamento sobre matrículas de estudantes e lotação de professores, nas redes estadual e municipais.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou a importância da reunião para avaliar estratégias para que, nos próximos anos, a educação do Pará continue avançando.
“Temos desenvolvido inúmeras ações fundamentais em parceria com os municípios do Pará, para alcançarmos a todos e potencializarmos o processo de ensino-aprendizagem, sem deixar ninguém para trás. Para que a educação paraense atinja novos patamares e seja referência no Brasil, precisamos estar juntos com um mesmo propósito, nos apoiando principalmente em decisões de gestão, que impactam a rede estadual e as municipais. Com a reunião de hoje reforçamos nossa posição frente a isso para traçar um plano assertivo para o volta às aulas do ano que vem, para que tenhamos um calendário coerente e alinhado, e um processo de matrícula e lotação de professores mais eficiente. Estamos avançando”, disse Rossieli Soares.
Durante a reunião também foram debatidas as ações já executadas, bem como, discutidas novas estratégias para planejar e aperfeiçoar os fluxos. Estiveram presentes na reunião, os representantes das secretarias municipais de educação dos municípios de Belém, Ananindeua, Santa Bárbara e Benevides.
“A reunião serviu para que pudéssemos ter um indicativo de aproximação para que se pense os processos de matrícula, de calendário, unificando algumas ações para que se crie um movimento construtivo de volta às aulas no Pará, já que a gente tem uma equipe, docentes, os profissionais, os servidores, que geralmente trabalham em mais de uma rede. Por isso, o encontro é importante para consolidar processos, melhorar o planejamento e avançar num ritmo melhor e que veja a equidade dos atendimentos”, explicou Leila Freire, secretária Municipal de Educação de Ananindeua.
Texto de Bianca Rodrigues / Ascom Seduc