Semas vai elaborar Mapa do Monitor de Secas para oito estados do Norte e Centro-Oeste
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará foi convidada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi convidada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para atuar na elaboração do Mapa do Monitor de Secas, e também na validação e como provedora de dados hidrometeorológicos, para a geração de produtos destinados a oito estados das regiões Norte e Centro-Oeste.
Profissionais da Semas que atuarão no Monitor de SecasDesde março passado, a Semas já atuava como instituição de validação do Monitor de Secas e provedora de dados hidrometeorológicos de suporte à geração de produtos. Após análises de validações feitas pela equipe do Pará, a Agência Nacional de Águas identificou na Semas condições técnicas para assumir o papel de autoria no Monitor de Secas, e convidou o órgão para ser uma das instituições responsáveis pela geração dos mapas.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade será autora de mapas de monitoramento de secas para as regiões Centro-Oeste e Norte, em área que abrange os estados do Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará e Tocantins.
Capacitação - A partir da indicação da ANA, uma equipe de três técnicos meteorologistas, da Gerência de Monitoramento de Tempo, Clima e Eventos Extremos Hidrometeorológicos (Getem), vinculado ao Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH) da Semas, participou de treinamento, entre os 12 e 14 de setembro, na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em Fortaleza (CE). Eles foram habilitados para atuar na autoria do Mapa de Secas.
O Pará assume papel de destaque nacional no monitoramento de secas, apoiando a melhoria do alerta precoce e a previsão desses fenõmenos, e subsidiando a tomada de decisões e o planejamento de políticas nos âmbitos federal, estadual e municipal.
“Para o meio ambiente, de forma geral, é de grande valia o conhecimento das características, dos fatores que influenciam e as características na evolução dos eventos de secas ocorridos na região Amazônica. Para a Semas, fazer parte do grupo de autoria é importante, uma vez que o Estado mostra papel de destaque como autor, validador e provedor de informações desse produto de monitoramento, mostrando mais uma vez interesse, compromisso e responsabilidade do Pará com a questão climática”, frisou Antonio Sousa, coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria.