Alunos da Escola Ulysses Guimarães terão aula com recursos tecnológicos
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove, nesta sexta-feira, 23, de 8h às 12h, na Escola Ulysses Guimarães, a primeira aula com a utilização do Sedutec – o programa de aplicação das ferramentas e serviços do Google para Educação, que reúne um conjunto de ferramentas e serviços online e off-line para auxiliar nas atividades pedagógicas.
Segundo o diretor da Inteceleri, Walter Júnior, representante do Google no Estado, contratada pela Seduc para esse projeto, cerca de 40 estudantes da Ulysses Guimarães terão uma aula de Química sobre números atômicos. Para fazer a interatividade os estudantes usarão um computador individual chamados de Chromebooks, da Linha Samsung Connect.
A aula incluirá atividade de pesquisa e aprofundamento do conteúdo via Google Pesquisa e registro em Google Docs, compartilhado via Google Sala de Aula. Ao final, haverá a construção de óculos MiritiBoard, fabricado em miriti, com recurso de realidade virtual, pelos alunos, com auxílio do professor e equipe Inteceleri; eles farão uma excursão, em realidade virtual, a um museu disponível no Google Expeditions. Os alunos também participarão de uma atividade de registro da aceitação das atividades.
Com investimento de quase um milhão de reais, o Sedutec é uma das ações do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiado ao governo do Estado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), executado com o objetivo de garantir a melhoria do ensino e aprendizagem em sala, de forma interativa, melhorando a produtividade e colaboração entre professores, alunos e comunidade escolar e a administração central da Seduc.
Todos os recursos do Programa Sedutec estarão à disposição da gestão central da Seduc e para atividades pedagógicas de toda a rede educacional do Estado.
Para a utilização adequada da ferramenta, a Secretaria está promovendo a formação de professores da rede. Cerca de 1.200 profissionais estão aptos a utilizar as ferramentas do Google para Educação.
Dentro das atividades do Google para a Educação já foram criados 2 mil e-mails para gestores, diretores e vice-diretores. Além de e-mails para 22 mil professores, e ainda serão criadas contas para 200 mil alunos na rede de escolas estaduais. Além da Escola Ulysses Guimarães deve receber ações de implantação da Google for Education a Escola “Manoel Leite Carneiro”, no Tenoné, em Belém.