Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

No Dia da Árvore, Governo do Pará reafirma compromisso com a preservação das florestas

Por meio do Ideflor-Bio, o Estado promove ações para a conservação das árvores e conscientização sobre a importância da preservação ambiental

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
21/09/2023 15h48

Nesta quinta-feira (21), é celebrado o Dia da Árvore. A data busca conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação das florestas e da biodiversidade. Nesse contexto, é fundamental destacar o trabalho que o Governo do Pará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), desempenha na preservação desses valiosos recursos naturais

O Ideflor-Bio é o órgão estadual responsável pela gestão das áreas de conservação ambiental do Pará, incluindo parques estaduais, reservas extrativistas e florestas estaduais. Sua atuação é essencial para a manutenção das florestas e o equilíbrio dos ecossistemas, além de promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Instituto realiza ações de monitoramento e o combate ao desmatamento ilegal. Utilizando tecnologias avançadas, como o georreferenciamento, é possível identificar áreas de desmatamento e atuar na fiscalização, aplicando as devidas punições aos responsáveis. Essa atuação é fundamental para combater a destruição das florestas e garantir a proteção das árvores.

Ações - Além disso, o Ideflor-Bio desenvolve atividades de educação ambiental, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e a valorização da biodiversidade. Por meio de palestras, cursos e ações educativas, o órgão busca sensibilizar a população para a necessidade de cuidar e respeitar as florestas.

Outra iniciativa importante do Ideflor-Bio é o incentivo ao manejo florestal sustentável. As diretorias de Desevolvimento da Cadeia Florestal (DDF) e de Gestão de Florestas Públicas de Produção (DGFLOP), atuam em parceria com comunidades locais, capacitando-as para a utilização consciente dos recursos florestais, de forma a garantir a conservação das árvores e a geração de renda para as comunidades envolvidas.

Nos últimos anos, as ações implementadas pelo Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, têm se destacado na preservação das florestas do Estado. O presidente do Instituto, Nilson Pinto, acredita que com uma atuação integrada, que busque conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental, é possível garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras.

“Neste Dia da Árvore, é essencial reconhecer o trabalho do Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, na proteção e conservação das florestas. A preservação das árvores é fundamental para o equilíbrio ambiental, a proteção da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas”, afirmou.

Nilson Pinto ressaltou, ainda, que “cabe a cada um de nós valorizar e apoiar as ações promovidas pelo Governo do Pará e pelo Ideflor-Bio, assim como outras entidades comprometidas com a causa ambiental. Somente por meio da conscientização e ação coletiva poderemos garantir um futuro sustentável para as florestas e para o planeta como um todo”, concluiu o presidente do Instituto.