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Hospital Geral de Tailândia destaca a importância da comunicação efetiva

Enfermeira, Elizandra Meireles, do Núcleo de Qualidade e Segurança, enfatiza que a compreensão mútua contribui para a segurança do paciente

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
21/09/2023 15h35

No cenário hospitalar, a comunicação efetiva é uma peça fundamental para a segurança dos pacientes. Durante a Semana da Segurança do Paciente no Hospital Geral de Tailândia (HGT), a ênfase na comunicação eficaz é destacada como um aspecto crítico na prestação de cuidados de saúde de qualidade.

A Semana da Segurança do Paciente no HGT é um período dedicado à reflexão e ao fortalecimento das práticas que buscam a segurança dos pacientes atendidos. Nesse contexto, a comunicação efetiva emerge como um fator primordial para prevenir erros assistenciais, melhorar a coordenação entre a equipe de saúde e promover a compreensão mútua entre profissionais e pacientes.

A enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Elizandra Meireles,  destaca que a comunicação é essencial ao ser humano e, que por meio dela compartilhamos informações, sentimentos, vontades e opiniões. “Quando pensamos na área da saúde, a clareza e a objetividade no processo comunicacional são aspectos fundamentais para promoção de uma assistência de qualidade e, principalmente, segura. A adesão à meta 2 oportuniza o fortalecimento dos vínculos entre as equipes, pacientes e familiares e o atendimento humanizado de forma individualizada, priorizando a transição do cuidado”, diz a enfermeira .

Para reforçar a importância desse tema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Joint Commission International (JCI) estabeleceu, entre as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, a meta 2 – denominada “Comunicação Efetiva”.

Assim, segundo Elizandra, durante a jornada de cuidado do paciente dentro da unidade hospitalar, diversos profissionais atuam no atendimento, por meio de uma série de processos que visam garantir a continuidade dos protocolos assistenciais e operacionais, de forma segura, através da comunicação entre os envolvidos.

Nesse contexto, o HGT adotou ferramentas que auxiliam na comunicação verbal, não verbal e escrita a fim de minimizar riscos, incluindo: quadros e displays informativos; termo de consentimento para pacientes e familiares; registro seguro na transferência do cuidado; sinalização para pessoas com deficiência; profissional de libras, reuniões de análise, entre outros.

Além disso, são realizados treinamentos frequentes com os profissionais para assegurar a disseminação de informações, alinhamento de fluxos e ferramentas adotadas.

Outro aspecto importante da comunicação efetiva no HGT durante essa semana é a ênfase na escuta ativa. Profissionais de saúde são incentivados a ouvir atentamente as preocupações e perguntas dos pacientes, respondendo de maneira clara e acessível. Isso contribui para que os pacientes se sintam mais envolvidos em seu próprio cuidado e compreendam melhor as orientações médicas.

“Na nossa rotina diária, a importância de mantermos uma comunicação eficaz com nossos colegas de trabalho, bem como com nossos usuários e seus acompanhantes, vai além de apenas fazermos procedimentos. Ela é fundamental para que possamos desempenhar um bom trabalho, uma experiência positiva, confiança com o paciente, um cuidado mais seguro e harmonioso”, enfatizou Keila Brito, técnica de Enfermagem da Clínica Médica/Pediátrica do HGT. 

Dentro das atividades de educação em saúde promovidas na unidade hospitalar, realizou-se uma dramatização nas clínicas de internação. Na ação, foi apresentado de forma lúdica um cenário hipotético que enfatizava a importância da comunicação efetiva no ambiente hospitalar. Os pacientes e seus acompanhantes participaram ativamente, esclarecendo dúvidas relacionadas ao tema. 

Uma das usuárias que participaram da ação, é a dona de casa Marilene Dias, que está no HGT acompanhando sua mãe. A usuária parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da comunicação efetiva entre usuário e colaborador. 

”Por meio da peça realizada ficou ainda mais claro como deve ser uma comunicação com paciente e o enfermeiro, técnico de Enfermagem, quem trabalha para nos cuidar. Sempre que eles vêm fazer o medicamento da minha tia, falam o que estão fazendo, qual o remédio ela vai tomar, algo muito importante. Parabéns ao HGT pela iniciativa e pelo bom atendimento que recebemos”, finalizou a usuária.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço:

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.