Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escolas estaduais alertam para necessidade de preservação da água

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/03/2018 00h00

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22), estudantes e professores das escolas estaduais Aldebaro Klautau, no bairro do Tapanã, em Belém, e Joaquim Viana, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, região metropolitana, deram um alerta: é necessário preservar esse bem nas escolas e nas cidades.

Nas duas escolas, localizadas em plena Amazônia, que tem a maior bacia hidrográfica do mundo, houve programação alusiva à data, também servindo para apresentação de projetos ambientais. As unidades participam da programação da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, organizada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde. Com o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” e focada nos estudantes de 11 a 14 anos de idade, a conferência ocorrerá de 15 a 19 de junho, em Brasília (DF).

A Escola Aldebaro Klautau desenvolve o projeto “Mexa-se. Nem você, nem a água podem ficar parados”, que representa a escola na conferência e reúne ações de prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Estudantes checaram possíveis criadouros do inseto na escola e repassaram orientações para famílias e comunidade.

“Sem água ninguém vive”, disse a estudante Joyce Rayanne dos Santos Pereira, 10 anos, do sexto ano do ensino fundamental da Aldebaro Klautau. Ela acompanhou as atividades pedagógicas, como aulas temáticas  ministradas pelos estudantes a partir de sugestão dos pais; dramatizações; palestras; observação da água em microscópios; e apresentação de trabalhos escolares. Para a aluna Rayane Rosário da Costa, 12 anos, do sétimo ano, “a escola é um lugar para estudantes e comunidade aprenderem sobre como cuidar da água”.

Na Escola Joaquim Viana, desde 2016, é desenvolvida a proposta de coleta seletiva de lixo na escola e na cidade como um todo. O projeto, que representa a unidade na conferência, foi apresentado pelos alunos Nicole Patrícia Conceição (delegada), 14 anos, e Ailton Adriel Pimenta (suplente), 14 anos, durante a programação do Dia Mundial da Água.

Na escola, houve plantio de mudas na horta escolar, apresentação de trabalhos de pesquisa pelos alunos, como o sabão ecológico confeccionado com óleo de cozinha coletado por estudantes e pais de alunos; mobilização dos alunos pela Comissão de Meio Ambiente da Escola e outras ações.