Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO

Semu debate estratégias para fortalecer papel da mulher na economia cooperativista

As diretrizes da Secretaria foram apresentadas no Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas, em Salinópolis

Por Helena Saria (FCP)
20/09/2023 18h07

Projetos, parcerias e estratégias para promover o empoderamento feminino na economia cooperativista foram debatidos pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) no Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas, realizado pela Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB/PA) em Salinópolis, nordeste paraense, no último dia 18. O servidor Jean Barbosa, da Diretoria de Interiorização, representou a Semu e apresentou as diretrizes da Secretaria.

O encontro, que reuniu gestoras de cooperativas de mais de seis ramos da economia no Estado, contou com a presença de especialistas na área de direitos da mulher, protagonismo e empoderamento feminino. O evento teve como objetivo principal abordar a crescente participação das mulheres nas cooperativas e o impacto dessa tendência na economia.Equipe da Semu apresentou os projetos da Secretaria às participantes do Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas

“A nossa participação foi fundamental para apresentar a Semu e seus projetos, nossos eixos de atuação, e também para estabelecer novas parcerias com as organizadoras do evento e as cooperativas do Estado. Queremos fortalecer a economia das mulheres por meio das cooperativas, e esse evento nos proporcionou a oportunidade de discutir e planejar ações nesse sentido”, destacou o servidor.

Durante o encontro, foram abordados temas como a importância da representatividade feminina nos cargos de liderança das cooperativas, a necessidade de promover capacitação e empoderamento para as mulheres que atuam nesse setor e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero na economia cooperativista. O encontro também permitiu a troca de experiências entre as gestoras de cooperativas, a construção de redes de apoio e colaboração entre as participantes.