Plano Terapêutico contribui para a segurança do paciente em unidades de saúde pública no Pará
Apresentação de plano terapêutico e mesa redonda com gestores de saúde de cinco unidades de saúde encerraram o evento
As unidades de saúde do Governo do Estado do Pará, administradas pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), têm se destacado pela sua eficácia na implementação do seu Plano Terapêutico, que visa garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. Nesta quarta-feira (20), o Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), apresentou sua experiência bem-sucedida no 1º Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente, em seu segundo dia de evento online.
Durante o simpósio, a médica Daiane Oliveira, diretora técnica do hospital, destacou os resultados alcançados com a execução do Plano Terapêutico, que é um conjunto de medidas e estratégias cuidadosamente elaboradas pelos profissionais da saúde que visam melhorar o estado clínico dos pacientes.
"Há cinco meses, adotamos uma nova abordagem terapêutica que tem apresentado excelentes resultados, com redução nas taxas de reinternação, aumento significativo na adesão aos tratamentos prescritos, e uma notável diminuição dos riscos associados às complicações pós-operatórias", enfatizou.
Daiane ainda ressaltou que o Plano Terapêutico adotado pelo hospital busca a desospitalização, otimizando o cuidado e a recuperação dos pacientes por meio de uma abordagem humanizada, multidisciplinar e baseada em evidências científicas, centrada nas necessidades individuais de cada paciente.
Luana Maria, enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da unidade, que também inclui sua experiência no simpósio, ressaltou que o sucesso do Plano Terapêutico do Regional de Marabá, é resultado da integração eficaz entre as equipes de enfermagem, médicos, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde.
"O trabalho conjunto e uma comunicação eficiente são fundamentais para garantir a eficácia do tratamento e a segurança do paciente. Além disso, nosso hospital mantém um compromisso constante com a capacitação e atualização de seus profissionais, sempre se esforçando para estar em conformidade com as melhores práticas e diretrizes na área da saúde", explicou.
Simpósio
O I Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente, realizado em formato remoto nos dias 19 e 20 de setembro pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), reuniu profissionais de instituições de saúde sob a gestão da entidade no estado, proporcionou um espaço de debate e aprendizado sobre questões cruciais relacionadas à qualidade e segurança no atendimento aos pacientes.
Mesa redonda - Neste segundo dia de evento, os gestores das unidades de saúde debateram o tema “Quais as oportunidades e os desafios para os líderes de saúde, contemporâneos?". Como podemos melhorar?”.
A transmissão do simpósio ocorreu nas Policlínicas Metropolitana e a do Lago de Tucuruí, no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG); no Hospital Materno Infantil de Barcarena (HMIB) e no Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Profissionais de outras instituições de saúde e também da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), participaram do evento.
"Esse evento é um marco para as unidades de saúde do Estado do Pará. Além de contribuir para a troca de experiências entre as unidades, cada gestor e colaborador pode colocar em prática ensinamentos e aprendizagens que resguardam o bem-estar do usuário, sobretudo, a qualidade e segurança do paciente", disse Alexandre Reis, diretor institucional.
Em dois dias de programação, ao menos 700 pessoas tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. "Recebemos participantes de várias unidades de saúde do Estado e também profissionais da Secretaria de Saúde Pública (Sespa) que enriqueceram o evento. Estamos constantemente buscando aprimorar nossos protocolos e práticas clínicas que asseguram que o paciente entre e saia das unidades do Governo satisfeitos com o serviço", observou Manuel Moreira, presidente do ISSA.
A programação também foi alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro em todo o planeta.