Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA DO PACIENTE

HGT promove empoderamento de acompanhantes e pacientes durante tratamentos

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
20/09/2023 16h57

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado na região de Integração do Tocantins, iniciou, nesta quarta-feira (20), a Semana de Segurança do Paciente, hoje (20) e segue até amanhã, 21, nos horários da manhã, tarde noite. A iniciativa é uma alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. Sob o tema "Engajando o Usuário Para a Segurança do Paciente", o evento tem como objetivo promover a conscientização e a colaboração entre os profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, reforçando o compromisso da unidade hospitalar com a qualidade e a segurança na assistência oferecida.

O evento teve início às 9h, com ação de educação em saúde nas áreas de atendimento da unidade hospitalar com palestras direcionadas aos usuários que aguardavam atendimento. Durante as apresentações, foram abordadas as metas internacionais de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS), que fornecem informações essenciais aos pacientes e acompanhantes sobre como participar ativamente de seu próprio cuidado.

A enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Elizandra Meireles, explica que, por meio da atividade é possível interagir de maneira prática com os princípios de segurança do paciente, garantindo que o conhecimento seja transmitido de forma eficaz e envolvente. 

“Nossa missão é assegurar que todos os usuários recebam cuidados de saúde com a máxima segurança, e isso só é possível com a colaboração de todos os envolvidos. A segurança do paciente é uma responsabilidade compartilhada, e estamos comprometidos em trabalhar juntos para alcançar este objetivo”, comentou a enfermeira.

Além das palestras, os participantes receberam materiais educativos, com informações detalhadas sobre medidas de segurança e a importância de seu envolvimento no processo de cuidado. Para a maior interação, ainda houve jogos lúdicos educativos com a participação ativa de usuários. 

A usuária Francisca Neves, que acompanhava a irmã, que iria realizar um procedimento de endoscopia no Ambulatório do HGT,  parabenizou a unidade hospitalar pela iniciativa e reforçou a importância do empoderamento dos usuários. “Foi uma ação muito boa, de muita importância para todos nós que buscamos atendimento no HGT. Aprendemos a importância das metas de segurança e como elas são importantes para garantir que cada um de nós receba o cuidado necessário e seguro. Essas iniciativas contribuem para um atendimento ainda melhor e mais seguro. Parabéns por se preocupar com a segurança da população, que Deus abençoe cada trabalhador”, finalizou a usuária que mora no bairro Aeroporto, em Tailândia.

Às 10 horas, ocorreu a cerimônia de abertura oficial, reunindo cerca de 30 colaboradores de diversos setores da unidade hospitalar, que desempenham papéis cruciais na segurança dos pacientes.  Logo após, os stands foram abertos ao público, oferecendo jogos educativos relacionados à temática da segurança do paciente, como o "jogo dos erros" e desafios de perguntas. As atividades interativas proporcionaram aos participantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido e consolidar a compreensão sobre a segurança do paciente de maneira prática.

Para a gerente assistencial do HGT, Ane Francy, o tema escolhido este ano, sugerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), traz a relevância dos pacientes, familiares e cuidadores como contribuintes na segurança da assistência prestada. 

“Nossas ações estão voltadas para a conscientização, tanto das equipes quanto dos usuários e acompanhantes, sobre a importância que o engajamento deles tem na segurança do paciente. A ideia é somarmos esforços e estabelecer barreiras para mitigar eventos adversos. O protagonismo do paciente é um forte aliado para uma jornada hospitalar segura em nossa unidade”, enfatizou a gestora.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.