Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Geral de Tailândia capacita profissionais sobre acidentes com serpentes

A ação, voltada a uma equipe que atua em plantações de dendê na região, marcou o Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
19/09/2023 23h16

No Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos – 19 de Setembro, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, promoveu capacitação sobre o tema para profissionais que trabalham no campo. Apenas no primeiro semestre deste ano, o HGT atendeu cerca de 40 vítimas de acidentes com animais peçonhentos.

Referência na região para este atendimento, a unidade foi convidada a firmar parceria com a empresa multinacional Belém Bioenergia Brasil (BBB), para capacitar profissionais da empresa que atuam como auxiliares de apoio agrícola.

A ação repassou aos profissionais conhecimentos sobre tratamento, prevenção e redução de acidentes  ofídicos. Todos foram instruídos sobre medidas apropriadas em casos de picadas de serpentes peçonhentas. A orientação é necessária devido à natureza da atividade desenvolvida por esses profissionais.

A BBB é uma multinacional com atuação no setor de biocombustíveis e óleos vegetais, sendo uma das principais produtoras de óleo de dendê, e mantém uma equipe de auxiliares de apoio agrícola para colheita e manejo das palmeiras de dendê.

Conhecimento - Durante a capacitação, a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Emanuelle Campiolo, destacou a importância de todos estarem bem informados sobre como identificar serpentes, adotar medidas de proteção e saber agir em caso de picadas. “Nossa região amazônica é rica em biodiversidade, o que também significa que temos uma presença significativa de serpentes peçonhentas. Portanto, é vital que todos os profissionais que desempenham um papel tão fundamental na colheita do dendê estejam bem informados. Nosso intuito é equipá-los com o conhecimento necessário para lidar com situações de emergência de forma eficaz, protegendo não apenas a si mesmos, mas também seus colegas”, informou.

A ação abordou identificação das espécies de serpentes mais comuns na região; reconhecimento dos sinais de envenenamento; técnica de primeiros socorros e importância do atendimento médico imediato.

“Essa iniciativa destaca a importância da prevenção em ambientes de trabalho de alto risco, mas também serve como modelo a ser seguido por outras empresas que operam em regiões onde os riscos relacionados à fauna local são uma preocupação constante. A proteção dos trabalhadores e a harmonia com o meio ambiente devem andar de mãos dadas. Essa ação exemplar demonstra que é possível alcançar ambos os objetivos por meio de parcerias estratégicas e capacitação adequada. Estamos de portas abertas para compor novas parcerias e contribuir para a redução dos riscos de acidentes ofídicos na região”, ressaltou Emanuelle  Campiolo.

Uma das participantes da ação, Tainara Peniche, disse que “as nossas rotinas envolvem, algumas vezes, riscos relacionados a esses animais. Durante a palestra de hoje pude ampliar meu conhecimento sobre as espécies que podem representar ameaças à saúde. Além de reforçar o que já sabíamos, tiramos nossas dúvidas e esclarecemos ainda mais nosso conhecimento. Aprendemos também os procedimentos de primeiros socorros, que com certeza serão muito úteis durante nossas atividades no campo”.

Estrutura - O Hospital Geral de Tailândia tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e os de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-31210.