Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Abelardo Santos é referência em alta complexidade e acolhimento humanizado

Em apenas 1 e 8 meses, o maior hospital do Pará ultrapassa a marca de 1 milhão e 400 mil em serviços e ações de saúde prestados aos paraenses

Por Ascom (Ascom)
19/09/2023 15h38

Cuidado, acolhimento e empatia. Esse é o tripé essencial para assistir quem está com a saúde fragilizada. Aliando uma assistência assertiva e segura, como forma de proporcionar um ambiente agradável para a recuperação de pessoas, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, completa, nesta terça-feira (19), 4 anos, sendo referência no cuidado e na prestação de serviços de média e alta complexidade aos paraenses.

Quem encontrou esse amparo durante um quadro grave de apendicite foi o influenciador Marcio Lima, mais conhecido nas redes sociais como Prix, de 34 anos. O paraense, no mês de maio deste ano, passou 21 dias internado na maior unidade hospitalar do Governo do Estado. Seu processo de reabilitação foi bem sucedido, e, assim, comemorado por toda equipe que cuidou dele.

Após uma cirurgia de apendicite em outra unidade de saúde, Prix teve diversas complicações e chegou ao Abelardo Santos bastante debilitado, e logo, foi atendido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o avanço no tratamento, o influencer seguiu para o leito clínico, onde foi acompanhado também pela equipe multiprofissional.

“Aqui, eu tive um atendimento humanizado, tive os remédios que precisava, na hora certa, com o cuidado necessário. A equipe, os enfermeiros e as enfermeiras, todos cuidaram tão bem de mim, tudo organizado, responsável. Me alimentei bastante também, comida boa e chegando toda hora”, contou emocionado na celebração da sua alta hospitalar.

Números

Estratégico na prestação de serviços de média e alta complexidade na rede estadual de saúde, o Abelardo Santos, está impactando positivamente na saúde da população paraense. Com números que impressionam, ao longo de 20 meses, no período que corresponde de janeiro de 2022 a agosto de 2023, a unidade atingiu a marca de 1.440.858 serviços. Foram 85.601 atendimentos ambulatoriais, 1.197.371 exames laboratoriais e de imagem, 1.396 cirurgias pediátricas e 1.092 procedimentos do programa de doenças congênitas em crianças.

Referência

Referência no Atendimento à Mulher e à Criança, o Abelardo Santos atua em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs).

Quem teve um momento muito especial eternizado na unidade em janeiro deste ano, foi a microempresária Nathaly Barreto. O parto natural e totalmente humanizado da filha Ana Luísa, realizado no HRAS, ficará para sempre em sua memória. “Fomos acolhidos pela equipe desde o primeiro momento que chegamos no hospital. Sempre respeitando o meu tempo e a forma como eu me sentia mais confortável para parir. Com o acompanhamento da fisioterapia, me senti mais calma, menos ansiosa, não me concentrando na dor que estava sentindo. Percebi que a equipe realizou o parto de todo o coração”, agradeceu Nathaly.

Só neste período, o HRAS trouxe ao mundo 41.509 crianças. Sendo 37.802 de forma natural.  E na urgência e emergência, foram atendidas 110.287 crianças.

Abrangência

No Pará, a unidade é referência não apenas para a região metropolitana de Belém. “Por se tratar do maior hospital da rede estadual de Saúde, o HRAS, consegue agregar diversos atendimentos que vão desde a maternidade porta-aberta 24 horas até as cirurgias complexas, como as neurológicas e vasculares, por exemplo. Com uma capacidade extraordinária instalada, o Abelardo consegue acolher e dar vazão às filas de procedimentos de saúde em todo Pará, sobretudo, aos usuários da Metropolitana e do Marajó”, ressaltou o secretário Estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho.

A diretora geral do HRAS, Aline Oliveira reforça o compromisso da unidade com o cuidado seguro e humanizado à população, e além disso, destaca que o hospital consegue agregar diversos atendimentos que vão desde a maternidade porta-aberta 24 horas até as cirurgias complexas, como as neurológicas e vasculares. “Contamos com cerca de 1.200 profissionais, capacitados para receber esses pacientes, que chegam aqui via regulação para receber um atendimento assertivo e rápido para voltar junto às suas famílias. Essa é a nossa missão ", ponderou a gestora.

Infraestrutura

A unidade mantém uma infraestrutura de internação e ambulatório construída em 28 mil m². O HRAS tem um complexo cirúrgico com seis salas, sete leitos de sala de Recuperação Pós Anestésica (RPA) e três salas de indução, além da Hemodinâmica para a realização de procedimentos neurológicos e vasculares minimamente invasivos.

Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), o HRAS tem 340 leitos, entre clínicos, cirúrgicos, de Unidades de Cuidados Intermediários – UCIs e Unidades de Terapia Intensiva – UTIs com perfil de atendimento Neonatal, Pediátrico e Adulto.

O HRAS é referência em especialidades como: vascular, ginecologia, nefrologia, neurocirurgia, cirurgia torácica, mastologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, além da obstetrícia e pediatria.