Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa paraense é referência no atendimento universal na concepção do SUS

Sistema Único de Saúde (SUS) completa 33 anos, nesta terça-feira (19), e ampliou o acesso da população a um dos maiores hospitais do Norte

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
19/09/2023 13h59

Completa nesta terça-feira (19), trinta e três anos da promulgação da lei que colocou para valer o Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil. O SUS foi criado pela Constituição de 1988 e implantado com as Leis 8080, de 19 de setembro de 1990, e 8142, de dezembro do mesmo ano. Resultado de uma grande mobilização social do ponto vista democrático e um dos pilares, na área da saúde, estabelecidos na última Constituição do país.

Sandra Sales, estudante, moradora do bairro Mangueirão, em Belém, recorreu à Santa Casa pela primeira vez e diz que ficou satisfeita pelo atendimento. “realizei uma tomografia e outros exames e confesso que fiquei feliz com a receptividade. Espero que continuem assim para sempre, pois nós usuários precisamos que o SUS seja fortalecido sempre”.

Elineth Valente, Coordenadora do Complexo Ambulatorial da Santa Casa, diz que a Santa Casa é um exemplo de atenção integral à saúde. “Anualmente realizamos em nossos ambulatórios milhares de atendimentos anualmente. No primeiro semestre deste ano, mais de quarenta mil atendimentos e mais de 24 mil procedimentos em pacientes atendidos por nossa equipe multiprofissional”.

“Acompanhamos com excelência desde o atendimento ao pré-natal de risco, a transplantes hepáticos, passando por diversas outras especialidades em pediatria e assistência a adultos. De forma multidisciplinar. Os nossos números mostram a importância da instituição para saúde da população paraense”, enfatiza Elineth.

Atendimentos significativos - Os números do último semestre de 2023, são significativos como instituição de referência na região amazônica. Foram realizados 17.738 acolhimentos a mulheres atendidas na Urgência e Emergência Obstétrica da Santa Casa, resultando em 4.565 partos normais e cesáreos. Na área de regulação para internação no hospital, foram realizadas 11.130 internações com 10.987 altas hospitalares.

No ambulatório da Instituição foram feitos 42.033 atendimentos e 24.522 procedimentos no primeiro semestre deste ano. Para Norma Assunção, diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, esses resultados são a comprovação de uma realidade de muito trabalho e fortalecimento no atendimento aos usuários do SUS.

“O SUS para mim, é de suma importância para levar as ações de saúde à toda população sem discriminação. O modelo do SUS é um exemplo para o mundo, mas sabemos que há muitas fragilidades ainda para a execução dessa sistematização da assistência às pessoas. Um grande exemplo da importância do Sistema Único foi na pandemia, onde ficou claro que a rede privada não conseguiu atender a população naquela calamidade, se não fossem os serviços do SUS teríamos tido uma mortalidade bem maior do que a ocorrida”, informa a diretora.

”A Santa Casa é uma Instituição 100% SUS, procurando otimizar cada vez mais seus serviços para oferecer uma atenção em saúde de qualidade e segura para a população paraense ou seja entregando à população o seu direito à Saúde”, enfatiza a doutora Norma. 

Atendimento à Saúde - O SUS foi criado pela Constituição de 1988 e implantado com as Leis 8080, de setembro de 1990, e 8142, de dezembro do mesmo ano. É o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas - 80% delas dependem, exclusivamente, dos serviços públicos para qualquer atendimento de saúde, com princípios de integralidade, igualdade e universalidade.

O SUS oferta um serviço de atenção primária e secundária em todo o Brasil, estando presente em 5.570 municípios. A partir da implementação do SUS, em 1990, começava a tentativa de consolidação da saúde como direito universal no Brasil. As políticas diminuíram a mortalidade infantil e aumentaram a expectativa de vida do brasileiro, ampliaram acesso a atendimento pré-natal, mudaram os tratamentos para doentes mentais, as ações de combate a doenças e a vida da população em geral.

Foi também por meio do SUS que cerca de 90% dos transplantes do país passaram a ser realizados. Tratamentos de alta complexidade, tecnologias e medicamentos começaram a chegar a quem vivia à margem do processo de saúde. Hoje, todos que procuram uma unidade do SUS têm direito ao atendimento, independentemente da origem.