Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO DE PESSOAS

Sistema criado por um profissional da Seap concorre ao Prêmio 'Inova Servidor'

Realizada pela Escola de Governança Pública, a premiação valoriza projetos que ampliam a eficiência do serviço público

Por Governo do Pará (SECOM)
17/09/2023 10h57

Um servidor da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) integra a lista dos 24 projetos que tiveram a inscrição validada na 4ª edição do Prêmio Inova Servidor, do Governo do Pará, realizado pela Escola de Governança Pública do Estado (EGPA). O resultado dessa etapa foi divulgado na última quinta-feira (14). A premiação tem o objetivo de incentivar a colaboração entre os servidores públicos e estimular a adoção de projetos inovadores na prestação de serviços pelo governo estadual.

Neste ano, o tema proposto é “Potencializando a cultura de inovação”. O servidor da Seap Alexandre Santana criou e inscreveu o projeto da plataforma “Sistema de Gestão de Pessoas (SIGP-Seap)”, que facilita o trabalho no setor responsável pelos dados de todos os servidores, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). O Sistema armazena os dados, garante segurança, transparência e economicidade, favorecendo a eficiência na prestação do serviço.

A premiação valoriza o servidor público e aprimora a prestação de serviços à população

Após a validação da inscrição dos servidores da Seap, Waldilson Colins, diretor de Gestão de Pessoas, destacou a importância do sistema para a Secretaria. “É motivo de muito orgulho termos aqui na DGP programadores que criaram, a partir da necessidade, um sistema que hoje é fundamental para a Secretaria. Hoje temos um sistema robusto, com várias informações. Somos dependentes da plataforma por conta da facilidade que ela nos proporciona no dia a dia. Minha gratidão vai aos programadores por terem desenvolvido esse sistema. É uma satisfação imensa trabalhar com profissionais de alta qualidade, como estes”, disse o gestor.

Avanço - Antes da implantação do SIGP muitas atividades administrativas da Seap eram realizadas manualmente, “o que tornava o trabalho mais árduo e dispendioso para os cofres públicos”, ressaltou Alexandre Santana. Isso implicava em gastos frequentes com materiais de escritório, viagens e outros custos, além de expor os documentos a riscos de perda ou uso indevido.

“A importância da premiação é mostrar que a Seap também é referência em inovações tecnológicas, onde se criam sistemas inovadores de alto nível. Essa plataforma nasceu aqui na DGP, e começou ser idealizada no dia 13 de maio de 2021. Somos quatro desenvolvedores trabalhando no sistema, e o maior objetivo é otimizar o tempo dos servidores em geral”, explicou Alexandre Santana.O sistema criado por servidores da Seap garante economia de tempo e recursos

Praticidade – No contexto administrativo, o SIGP contribui para a produtividade, oferecendo serviços que atendem não apenas à Diretoria de Gestão de Pessoas, mas a outros setores. Alguns módulos incluem dados de Plantão Extraordinário, Declaração de Vínculo, Diárias, Frequência e Notícias, eliminando a necessidade de cópias físicas de documentos, protegendo contra vazamentos de informação, facilitando o acesso aos dados pelos interessados e reduzindo custos.

Entre as funcionalidades, destacam-se ainda acesso à informação em qualquer tempo ou lugar, por meio de computadores ou smartphones; aumento do controle das informações (dados reestruturados e unificados em um sistema dinâmico, para tomada de decisão em tempo real); gerenciamento das informações na palma da mão (pesquisa por nome e matrícula, quantitativo de servidores por lotação, vínculo, região, sexo, cidade e etc.); segurança (criptografado e com log rastro) e rapidez na solução de demandas.

Premiação - Helvio Arruda, diretor-geral da Escola de Governança, informou que “os projetos demandam pelo menos seis meses de implementação para serem considerados válidos, de acordo com o edital. Recebemos quase 40 inscrições, o maior número desde 2019, demonstrando que a cultura de inovação está cada vez mais consolidada no Estado”.

A premiação recebeu inscrições de servidores em atividade na esfera estadual, na administração direta, autárquica e fundacional, e de empresas públicas e sociedades de economia mista. O prêmio abrange servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Texto: Kaila Fonseca - NCS/Seap