Em Tucuruí, Núcleo de Atenção ao Autismo oferece Programa de Assistência ao Cuidador
Encontros promovidos pelo Natea reúnem famílias de usuários atendidos na unidade para incentivar a participação ativa no cuidado e atenção
Natural de Bacabal, no Estado do Maranhão, Raimunda Santos da Silva mora com a família em Tucuruí, no sudeste paraense. Em maio, sua filha Yasmin, 5 anos, foi diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e recebe atendimento qualificado no Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), na Policlínica Lago de Tucuruí.
“Eu já desconfiava que ela tinha TEA. O laudo médico veio ratificar. Desde quando começamos a ser atendidas aqui, eu sinto que a minha filha, por meio das terapias, melhorou muito. Esse acompanhamento multiprofissional que recebe é muito importante e comprometido”, afirmou a mãe da menina.Na conversa sobre autismo e família, os participantes receberam orientações e estímulos para o desenvolvimento das habilidades das crianças autistas
No Natea toda a família é assistida. Nas sextas-feiras os acompanhantes podem participar do Programa de Assistência ao Cuidador (Proac). “A metodologia possibilita o engajamento, a corresponsabilização e a participação ativa no cuidado aos usuários. São momentos de capacitação, orientação técnica e oportunidades de melhorias, tanto para os pais como para os profissionais que atuam na área bem e profissionais convidados, que dividem sua experiência e seu conhecimento para que possa melhorar a saúde mental dos pais e responsáveis dos nossos usuários”, explicou Katya Barros, psicóloga e neuropsicóloga, coordenadora do Natea.
Esta sexta-feira (15) foi mais um dia de encontro, de conversa sobre autismo e família. Os participantes receberam orientações e estímulos para o desenvolvimento das habilidades das crianças autistas.
Ane Micaele de Castro, 38 anos, sempre acompanha o filho, Theo, às sessões. Hoje, ela participou de uma das conversas do Programa de Assistência, e gostou da experiência. “Ele nos ensina coisas que não sabemos. Mostra as habilidades, como a gente cuida da criança em casa, como resolver as terapias, a alimentação. Isso ajuda muito”, disse Ane.
Critérios - O Natea é um serviço especializado semi-intensivo, que oferece atendimento aos usuários com diagnóstico definitivo ou ainda em investigação de TEA, a partir de 2 anos de idade. Do laudo médico deve constar o CID F.84 ou CID 6A02. Os usuários devem estar clinicamente estáveis e ter retaguarda social ou familiar.
Para acesso ao atendimento pela primeira vez, os municípios da área de abrangência do complexo regulador estadual regional devem solicitar via sistema de regulação ambulatorial, direcionada à especialidade identificada como Pediatria – Natea, definida como porta de entrada do serviço. O Núcleo atende exclusivamente à demanda do público-alvo e coordena o fluxo de encaminhamentos internos de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.
Serviço: A Policlínica Lago de Tucuruí funciona de segunda a sexta-feira, das 7 h às 19 h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, e o atendimento é totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).