Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Setur lança 36º Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial 2023

Cerca de 300 embarcações devem participar do Círio Fluvial no trecho da Baía do Guajará entre o distrito de Icoaraci e a Escadinha da Estação das Docas

Por Israel Pegado (SETUR)
15/09/2023 15h15

Foi lançado oficialmente pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) o 36º Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial 2023, Carlos Rocque, na manhã desta sexta-feira (15), no Comando do 4º Distrito Naval. Na ocasião, também foi apresentada bandeira náutica de identificação das embarcações concorrentes e ainda o regulamento técnico com normas de segurança fluvial da Capitania dos Portos e Marinha do Brasil. 

O evento contou com a presença do secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa, e do vice-almirante, Antônio Capistrano de Freitas Filho, comandante do 4º Distrito Naval, e do coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame.

O secretário, Eduardo Costa, destacou a importância da Romaria Fluvial para o turismo do Pará. Ele lembrou que o Círio das Águas nasceu em 1986, uma procissão idealizada e pensada pelo jornalista Carlos Rocque, a época presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) com o objetivo de homenagear a Rainha da Amazônia, e especialmente, fomentar o turismo religioso.

“Já plenamente integrada ao calendário nazareno, a Romaria Fluvial chega a sua 36ª edição, sempre às vésperas da maior manifestação religiosa do Brasil: o Círio de Nazaré. Um espetáculo grandioso de fé e devoção que encanta turistas do Brasil e do mundo. Um marco importantíssimo para o calendário turístico do Pará”, afirma o titular da Setur.

Para o vice-almirante, Antônio Capistrano Filho, “é uma oportunidade única participar do Círio de Nazaré, que é um patrimônio não apenas do povo do Pará, mas também do povo brasileiro. Sei da energia positiva que traz para Belém e todo o estado”.

O oficial destacou que participar das celebrações é um orgulho para a Marinha do Brasil. “Sei que é um momento de muita emoção para todos e estamos aqui para garantir a segurança e a organização do evento”, assegurou o comandante do 4º Distrito Naval.

Este ano, a expectativa é que ao todo 300 embarcações participem do Círio Fluvial. Para julgamento e avaliação das embarcações concorrentes uma comissão da Setur estará presente em um navio da Marinha para julgar a ornamentação dos participantes devidamente inscritos na Capitania dos Porto Amazônia Oriental (CPAOR), responsável por coordenar o tráfego aquaviário durante a procissão fluvial.

O navio “Garnier Sampaio” conduzirá a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo 23º ano, no trecho da Baía do Guajará entre o distrito de Icoaraci e a Escadinha da Estação das Docas.

Prêmio - As embarcações concorrem em duas categorias: Categoria A - Embarcações regionais, que inclui cascos de madeira ou aço com dois ou até três conveses e normalmente transportam passageiros em rede para diversas localidades da região amazônica, e também a Categoria B - Outros Tipos de Embarcações, composta por ferry boats, balsas, empurradores, iates, lanchas, veleiros, pesqueiro, entre outras, sendo premiados os três primeiros colocados com o Troféu Carlos Rocque em ambas as categorias, além dos seus decoradores.

Os jurados avaliam e atribuem pontos de 01 a 10 para cada quesito, de acordo com os itens Ornamentação Religiosa; Postura da Tripulação; e Obediência, horário e percurso do cortejo, ou seja, a segurança na navegação. 

Regulamento

O capitão de Mar e Guerra, Ewerton Rodrigues Calfa, apresentou as principais regras e medidas de segurança como cuidados como, por exemplo, projeto de adaptação de embarcações de carga para transportar passageiros, evitar a super lotação, garantir coletes salva-vidas para todos passageiros em quantidade e tamanhos adequados para adultos e crianças, ocupar somente conveses habitáveis, balsas devem possuir guarda corpo e está proibida a prática de esportes náuticos como stand-up padlle, remo, canoagem e vela no horário da romaria fluvial.

O oficial apresentou ainda como novidade para 2023 o NAVSEG, ferramenta lançada recentemente, para monitoramento e rastreamento de embarcações, que pode ser baixada na PlayStore ou AppStore.

O coordenador do Círio 2023, Antônio Salame, destacou a importância desses cuidados com segurança em todas as 14 procissões que compõem a festividade religiosa. “Tudo que sempre peço e trabalhamos pra isso, diante da magnitude de cada romaria, é que tudo transcorra na santa Paz de Deus e sem incidentes, para a plena segurança de todos os presentes”, garante.

Como participar - As inscrições das embarcações para o Círio Fluvial 2023 e o Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial poderão ser realizadas, gratuitamente, de 18 de setembro a 4 de outubro na sede da CPAOR (Rua Gaspar Viana, 575, Campina), de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 15h30. Mais informações pelo telefone (91) 3218-3950. Embarcações de maiores capacidades precisam passar por vistoria. A inscrição é obrigatória, gratuita, nominal e intransferível. 

As embarcações inscritas na Capitania dos Portos já estão aptas a participar do concurso. A entrega do Prêmio Carlos Rocque aos proprietários e decoradores das embarcações vencedoras do concurso será realizada dia 19 de outubro, às 10h, no Palacete Faciola.