Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
KITS CIRÚRGICOS

Projeto implementado pelo Hospital Gaspar Vianna otimiza recursos farmacêuticos

Plano de ação tem como objetivo central padronizar os materiais e medicamentos utilizados nas cirurgias, evitando faltas e excessos

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
15/09/2023 14h45

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, por meio de farmacêuticos, vem implementando práticas inteligentes dentro da instituição. Uma delas é o projeto ‘Inovação e Farmacoeconomia: soluções eficientes no centro cirúrgico”. O plano de ação tem como objetivo central padronizar os materiais e medicamentos utilizados nas cirurgias por meio de kits cirúrgicos. 

A implantação dos kits é realizada para cada procedimento cirúrgico e tem como finalidade reunir o material certo, no momento em que for solicitado, evitando faltas e excessos. Eles são padronizados com os itens dos procedimentos e especialidades cirúrgicas de cada médico. A montagem de cada kit é feita no dia anterior, permitindo a identificação de possíveis falhas que possam acontecer.

Implantado como um projeto piloto em junho de 2022, a iniciativa foi desenvolvida a partir da necessidade em garantir a segurança do paciente durante o procedimento cirúrgico e redução de gastos. “Essa padronização aconteceu a partir do consumo médio mensal, retirados de relatórios e com solicitações de médicos e enfermeiros do centro cirúrgicos”, ressaltou Úrsula Araújo, coordenadora do setor de farmácia do HC.

“Antes nós tínhamos um modelo coletivo, onde um kit atendia mais de um paciente ou até vários, e hoje nós temos um sistema individualizado, pensado especificamente para cada procedimento. É um padrão específico de materiais e medicamentos que irão atender apenas um paciente”, ressaltou a profissional. 

A atuação em conjunto com outros setores permitiu a implementação dos kits cirúrgicos. “A padronização desse processo sempre foi um objetivo do Serviço de Farmácia (Sefar) do HC. Por isso, ano passado, em conjunto com o Centro Cirúrgico, foi estabelecido que passaríamos a trabalhar com os kits. Buscamos aprimorar as ações do setor de farmácia e aumentar a eficiência na utilização de materiais, permitindo a previsão de gastos com maior precisão e redução de custos”.

Economia - A implantação do projeto também trouxe benefícios financeiros para a instituição. “Com a utilização dos kits, conseguimos reduzir a quantidade de materiais e medicamentos disponíveis nas salas operatórias, além de minimizar custos relacionados às cirurgias e aumentar a segurança e eficiência dos procedimentos cirúrgicos”, pontuou o farmacêutico Ruan Barros.

A partir da implantação do projeto, foi observado a redução de 27% de itens dispensados, representando uma economia média de R$ 659,00 por cirurgia. Nos meses de abril até junho deste ano, 841 cirurgias foram realizadas, o que representou uma economia de cerca de R$ 554.219,00. A previsão é que, até o final deste ano, mais de um milhão de reais sejam economizados pela Fundação. 

Essa economia, chamada de ‘Farmacoeconomia’, é a aplicação da economia ao estudo dos medicamentos, otimizando os gastos financeiros da instituição hospitalar.