Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BIODIVERSIDADE

Visitantes colombianos conhecem fauna e flora amazônica no Parque Estadual do Utinga

O grupo foi conduzido pela Unidade de Conservação, vinculada ao Ideflor-Bio, e teve contato com plantas e animais na área urbana de Belém

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
14/09/2023 18h24

Monitores acompanharam os visitantes colombianos, informando sobre as espécies preservadas no ParqueO Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” em Belém, recebeu na manhã desta quinta-feira (14) um grupo de intercambistas colombianos. Em busca de novas experiências e conhecimentos, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a biodiversidade amazônica na área urbana da capital paraense.

Composto por colombianos de idades variadas, o grupo foi conduzido por guias habilitados em uma área representativa do bioma amazônico. A Unidade de Conservação (UC) é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e pela Organização Social (OS) Pará 2000.

Durante o passeio, eles receberam explicações sobre a importância da preservação do meio ambiente e os desafios enfrentados na conservação do patrimônio natural. Os guias também compartilharam informações sobre a fauna e a flora do Parque, despertando a curiosidade e o encantamento dos visitantes.Visitantes no Memorial Verônica Tembé

Encontro com a fauna - O grupo teve a oportunidade de observar diversas espécies de animais e plantas típicas da Amazônia. Macacos, preguiças e aves coloridas foram apenas algumas das surpresas que os intercambistas encontraram pelo caminho.

Um dos pontos altos foi no viveiro do Projeto de Reintrodução e Monitoramento das Ararajubas na Região Metropolitana de Belém. O trabalho é uma iniciativa do Ideflor-Bio, em parceria com a Fundação Lymington, do Estado de São Paulo, e que em oito anos já soltou mais de 50 ararajubas na Grande Belém.

Os visitantes também conheceram mais sobre os pratos típicos da região, costumes e a história do povo amazônico. O Memorial dos Povos Indígenas “Verônica Tembé”, dentro do Parque, guarda um rico acervo sobre as diversas tribos existentes no território paraense.

Experiência - “Estamos aqui com um grupo de intercâmbio da Colômbia e viemos conhecer o Parque porque achamos importante que eles tenham essa visão de como o Estado do Pará realiza a preservação da sua biodiversidade. Um exemplo que fica muito próximo dessa realidade é esta fantástica UC (Unidade de Conservação)”, ressaltou Sueila Malcher.

Suzete Moreira contou que o grupo está fazendo um giro pelo Brasil para conhecer várias atividades florestais, e o Parque Estadual do Utinga entrou nesse roteiro. “Já encontramos muitas coisas em comum com a Amazônia colombiana. O grupo está se reconhecendo, e como eles não têm o hábito de ir às florestas, mais a bosques, este momento simboliza uma reconexão com a natureza”, frisou.

Reconhecimento - Ao final da visita, o grupo agradeceu pela experiência proporcionada durante todo o circuito, marcada por muito aprendizado, encantamento e troca de experiências. A iniciativa permitiu aos visitantes o contato direto com a grandiosidade da Amazônia e seu ecossistema único.

O gerente da Região Administrativa de Belém, Ellivelton Carvalho, ressaltou que o Parque Estadual do Utinga continua atraindo visitantes de várias partes do planeta. “Esperamos que mais intercâmbios como esse ocorram, fortalecendo os laços entre as nações e promovendo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente”, afirmou.

Serviço: O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. A UC funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h. Nas terças-feiras o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail grb.dgmuc@gmail.com.