Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup deflagra “Operação Çairé 50” com reforço do efetivo na Vila de Alter do Chão

Cerca de 490 agentes vão atuar nos cinco dias do evento, que vai contar, pela primeira vez, com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

Por Walena Lopes (SEGUP)
14/09/2023 15h10

Uma das maiores manifestações religiosas e culturais da região do Baixo Amazonas, o Çairé, inicia suas atividades nesta quinta-feira, 14, e conta com o aparato da segurança pública presente, para garantir a ordem pública e uma maior tranquilidade aos turistas e participantes da festividade, que será realizada no distrito de Alter do Chão, em Santarém. 

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), juntamente com os demais órgãos de segurança do Estado, articularam a “Operação Çairé 50”, que envolve mais de 490 agentes de segurança, que irão atuar nos 5 dias de evento. Este ano, pela primeira vez no festival, será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel da Segup - CICC Móvel - com o objetivo de concentrar as forças de segurança, e realizar o videomonitoramento, além de atender a população em casos de registro de ocorrências de pequeno porte.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ressalta a importância da festividade e a presença das forças de segurança integradas para atender melhor aos participantes e realizar o monitoramento do evento.

“Santarém e o distrito de Alter do Chão merecem contar com a presença do nosso CICC Móvel para esse que é o maior e mais tradicional evento da região, que atrai uma quantidade significativa de turistas de todo o Brasil. Nossas equipes de segurança terão condições de atender, de forma integrada, a qualquer tipo de ocorrência que venha acontecer durante o festival, além de realizar o monitoramento das vias onde a festividade estará acontecendo”, falou o titular da Segup.

O secretário destaca ainda a efetividade do Centro Integrado de Controle e Comando Móvel, durante a realização da Festa, que tem uma expectativa de público estimada em mais de 120 mil pessoas por dia. “Esse equipamento foi adquirido, sobretudo, com o objetivo de estar presente nos grandes eventos realizados fora da capital do Estado, para que possamos manter a nossa qualidade e ostensividade em todos os municípios, atendendo assim, a necessidade da nossa população em contar com a segurança pública mais próxima, em especial, nas situações onde é necessária a manutenção da ordem pública, promovendo um entretenimento tranquilo a todos”, ressaltou Ualame Machado.

Durante a Festa os agentes de segurança estarão distribuídos pela vias de acesso até a praça do Çairé e no entorno do evento, garantindo o policiamento ostensivo, com ações preventivas para combater a criminalidade. Os agentes de trânsito do Estado e município, também estarão no local, para garantir uma maior trafegabilidade e fluxo de veículos.

À frente da coordenação das ações para que a festividade transcorra dentro do planejado, o secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira, destaca as estratégias e atividades que serão desenvolvidas pelos órgãos, ao longo dos 5 dias de evento.

“Planejamos uma operação especial para atender ao público que vai prestigiar o Çairé, que esse ano está completando 50 anos de festividade, essa que é uma das manifestações culturais mais importante da região. Nossas equipes estarão distribuídas nos dias de evento,para garantir a segurança dos participantes, da população local e dos turistas, mantendo a ordem pública, a fluidez no trânsito, e segurança do local, tanto na praça onde o evento acontece, como nos arredores, com policiamento ostensivo, além do bloqueio, controle e desvio do trânsito, caso se apresente necessário”, pontuou Luciano de Oliveira.

Festividade - A Festa do Çairé é uma manifestação religiosa e cultural, que ressalta os elementos históricos santarenos e que se realiza na Vila de Alter-do-Chão, a 30 quilômetros da cidade de Santarém. A festa dura cinco dias e começa com o hasteamento de dois grandes mastros enfeitados com diversas frutas regionais, onde há disputas entre homens e mulheres, seguido de ritual religioso e danças folclóricas. A Festa inclui ainda, a famosa disputa entre os Botos Tucuxi e Cor de Rosa que acontece no Çairódromo. A festividade começa nesta quinta-feira(14) e finaliza na próxima segunda-feira(18), com a derrubada dos mastros.