Cosanpa monta força-tarefa para agilizar reparo em adutora
Engenheiros e técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) formaram uma força-tarefa, na noite de quinta-feira, 22, para iniciar os trabalhos de reparo da adutora localizada na Avenida Almirante Barroso, em Belém, que rompeu no início da noite e obrigou a suspensão do abastecimento de água em alguns bairros da região central da cidade.
Logo que foi registrado o vazamento de água, o centro de operações da Cosanpa foi acionado e desligou o setor de abastecimento para que cessasse o desperdício de água, que estava alagando parte das pistas da Almirante Barroso entre a avenida Júlio César e travessa Doutor Freitas.
Acionada, a Gerência da Eletromecânica isolou a área e formou uma equipe de emergência que preparou o local para o serviço de substituição do trecho da adutora afetado pelo rompimento. “Nós ficamos a madrugada preparando o local e calculando o ponto certo para escavar”, contou Wandercley Nascimento, gerente da Eletromecânica.
Já a Gerência da Unidade Sul da Cosanpa montou um esquema de revezamento entre 12 bairros centrais, de 6 em 6 horas, para amenizar os transtornos da falta de abastecimento. “Nosso trabalho foi garantir que a população não ficasse prejudicada pelo problema”, afirmou Ray Dayvd Matos.
Por volta das 15 horas desta sexta-feira, 23, uma nova tubulação com 900 mm de diâmetro e 5,30 metros de extensão foi levada ao local do reparo da adutora para ser substituída. O presidente da Cosanpa, Cláudio Conde, acompanhou de perto os trabalhos.
“A Cosanpa mobilizou rapidamente todos os recursos humanos e materiais para efetuar o reparo em um tempo recorde para o grau de importância do serviço. Trata-se de uma adutora com 90 cm de diâmetro, portanto, grande e implantada em um local hoje bastante complicado de se trabalhar, a pista do BRT”, enfatizou o presidente da Cosanpa.
O trabalho prossegue com previsão de terminar ainda nesta sexta-feira.