Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

PC recebe 140 novos agentes em aula inaugural para curso de formação de policiais

A terceira turma convocada para o início do curso da Acadepol conta com um total de 71 alunos para o cargo de delegado e 69 alunos para o cargo de investigador

Por Jeniffer Terra (CGE)
12/09/2023 15h31

A Polícia Civil recebeu, na manhã desta terça-feira (12), 140 novos policiais que fazem parte da terceira turma do último concurso realizado para ingresso de novos servidores na instituição. A aula inaugural do Curso de Formação dos novos policiais civis do Estado aconteceu no pátio do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), localizado no KM 13 da BR-316.

Dentre os alunos inscritos estão 71 candidatos para o cargo de delegado e 69 para o cargo de investigador. O curso de formação é realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) e as vagas são ofertadas para os aprovados que estavam no cadastro de reserva dos concursos C-206 e C-207.

Durante o evento, a delegada-geral adjunta, Daniela Santos, deu as boas vindas aos futuros servidores da Polícia Civil do Pará que reforçarão a segurança pública juntamente com os policiais que ingressaram nas duas primeiras turmas do último concurso. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o diretor do IESP.

“Este é mais um momento oportunizado pelo Governo do Estado, através do nosso governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e do delegado-geral Walter Resende, de suma importância para nossa instituição. O início de mais uma formação de 140 futuros policiais civis que integrarão o ingresso de 1.530 recentes agentes da Polícia Judiciária do Estado do Pará. Estimo um excelente período na Academia de Polícia a esses alunos, para que eles possam aprender que uma investigação exitosa e eficiente perpassa por um atendimento digno à população e que a realização da mais simples à mais complexa diligência requer uma atuação em equipe”, destacou a delegada.

Os novos agentes vão possibilitar a ampliação da atuação policial em todas as regiões do Estado e o reforço no efetivo proporciona que todas as delegacias do Estado tenham equipes completas atuando. 

Formação - Os alunos vão passar por um intenso treinamento, desenvolvendo técnicas para o melhor desempenho profissional. A previsão é que a formação seja concluída até o final do mês de novembro deste ano.

O delegado Waldir Freire, diretor da Acadepol“Nós temos uma boa expectativa na formação e capacitação desse grupo que ingressa na Polícia Civil do Estado do Pará agora. Temos um corpo docente preparado para ensinar e estamos certos de que esses alunos vão somar aos outros que já foram formados neste último concurso, para que a PC seja mais abrangente no atendimento à população”, informou o delegado Waldir Freire, diretor da Acadepol.

Oportunidade - As expectativas são grandes para quem vai começar o curso de formação. Geyce Narciza Ferreira é aluna do curso para delegados e aguardava ansiosa pela convocação da terceira turma. “Foi uma realização chegar até aqui. Foi muito tempo de estudo, dedicação e é grande a felicidade de iniciar nessa turma para que possamos aprender todo o conteúdo que nos será repassado pelos professores e instrutores da academia, para que possamos aplicar esse conhecimento no atendimento ao público que nos procura em uma delegacia”, pontuou.

Alunos do IPCAlisson Moreira já é militar e resolveu ingressar na instituição para atuar como investigador da Polícia Civil, contribuindo para o Estado por um outro viés. “Esse concurso era muito esperado por todos nós e o investimento do governo do Estado, em dar oportunidade para que novos servidores ingressem na Polícia Civil, mostra ainda mais o compromisso com a segurança pública, já que essa é a terceira turma consecutiva de policiais civis. Eu, como aluno, pretendo aprimorar as minhas técnicas e táticas de combate e de investigação para atuar nas ruas da melhor forma. Nosso objetivo enquanto alunos é que possamos sair daqui como excelentes policiais”.