Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital em Juruti vai regionalizar atendimento de média e alta complexidade

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/03/2018 00h00

O secretário de Governo do Baixo Amazonas, Olavo das Neves, visitou as instalações do Hospital 9 de Abril, no município de Juruti. A ideia do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é ampliar as estruturas de saúde, presentes nos municípios, para que elas passem a oferecer atendimento qualificado de média e alta complexidade à população.

A ideia do Estado é fazer em Juruti o que foi feito em Óbidos e Alenquer, quando, por meio de convênios assinados pelo governador Simão Jatene, no início deste mês, foi autorizada a ampliação de hospitais que já prestam serviços à população, passando a oferecer atendimentos de média e alta complexidade. O investimento total do Governo do Pará, nesses dois municípios, foi de R$ 7,2 milhões em unidades que, também, são geridas por instituições religiosas.

"Essa é uma forma de levar saúde para mais próximo do usuário, em especial nos municípios que possuem muitas vezes dificuldades de acesso ao polo Santarém, uma vez que dependem de transporte fluvial, com acessos que chegam a demandar 8, 12 ou 18 horas. Com esse programa de interiorização e investimentos nos três municípios que estão sendo beneficiados nesse momento, nós teremos a oportunidade de estar mais próximo e, também, desafogar o Hospital Municipal, além do Regional do Baixo Amazonas, ambos em Santarém", observa Olavo das Neves.

Hospital 9 de Abril - Segundo o titular do Centro de Governo, a estrutura apresentada é plenamente satisfatória. A unidade é equipada e está pronta para ser ampliada, passando a atender não somente Juruti, mas, também, comunidades e municípios vizinhos.

"Nós tivemos a oportunidade de ver a qualidade dos equipamentos e a importância daquele hospital no atendimento à população. Já houve a sinalização de ampliação que passará a ter 53 leitos, a partir do investimento proposto pelo parceiro privado. Nesse sentido, o Estado entrará com um convênio, entre a Alcoa e a Prefeitura de Juruti, para que possa operar em sua plenitude com atendimentos de média e alta complexidade", declarou o secretário.

A unidade é gerida pela Associação e Fraternidade na Providência de Deus, na região Amazônica, com apoio do Instituto Alcoa.

Participaram da visita a coordenadora responsável pela pasta de Saúde, Osmarina Pires; o Frei Fábio e a Irmã Ilde Bortoline, representantes da Associação e Fraternidade que atuam na unidade; o prefeito em exercício de Juruti, Marisson Garcia; a secretária de Saúde, Joquibelde Mota; o diretor clínico, Alan Torres; e representantes do Instituto Alcoa, Anne Hamoy e Rogério Ribas.