Operação Independência: feriado prolongado segue com tranquilidade em Salinópolis
Agentes de segurança pública atuam para coibir crimes, preservar vidas e orientar os banhistas
Neste sábado (9), feriado prolongado da Independência, o movimento é considerado tranquilo no município de Salinópolis, na região nordeste do Estado. Sendo um dos lugares mais procurados pelos paraenses, Salinas conta com as ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que coordena a “Operação Independência” nos principais balneários do Estado. A operação é realizada de 07 a 10 de setembro.
Na praia, pessoas aproveitam o dia de sol, com tranquilidade e fluidez no fluxo de veículos, na faixa de areia, da praia do Atalaia, assim como para os banhistas.
Sem registros de ocorrências, militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil distribuem pulseiras de identificação para menores de idade. Com o nome da criança, do responsável e telefone de contato, a pulseira torna mais fácil a localização das crianças, em caso de desaparecimento.
Os agentes da corporação também estão atentos nas faixas de areia próximo ao mar, para que os banhistas possam se divertir sem riscos. Também estão sendo realizadas orientações quanto a mudança da maré, com objetivo de evitar acidentes e perda de patrimônios.
“Estamos com todos os agentes de segurança e com tudo o que foi planejado em ordem. Estamos agindo preventivamente, mas sempre em alerta para caso ocorra alguma necessidade. Nossos guardas vidas também estão presentes na faixa de areia, próximo as áreas de banho para que possamos auxiliar e orientar os banhistas com a flutuação da maré, no intuito de evitar acidentes e perdas dos bens pessoas por conta da cheia da maré”, ressaltou o coordenador de operações da Segup, coronel Ed-Lin
Ações preventivas - O pai da menina Daniela Gonçalvez garantiu a identificação para o filha. “Sempre que chegamos à praia procuro um posto do Corpo de Bombeiros, para garantir a pulseirinha e ficar mais tranquilo. Espero que nada aconteça, mas é bom sempre se resguardar”, afirmou Daniel Gonçalvez, que ressaltou a importância da presença dos agentes na praia e a atuação deles para uma diversão mais segura.
“Ficamos sempre muito tranquilos aqui na praia, pois sabemos que as equipes de segurança estão presentes sempre nos orientado e auxiliando quando preciso”, ressaltou.
Policiamento - Na faixa de areia, policiais militares realizam rondas para garantir um lazer seguro aos frequentadores.
A Operação Independência mobiliza um efetivo de mais de 1,2 agentes de segurança pública, entre eles; policiais militares, civis, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Defesa Civil, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Polícia Rodoviária Federal, secretarias municipais de Transporte e Trânsito de Ananindeua e Marituba e guardas municipais de Belém, Ananindeua e Marituba.