Segup coordena ações integradas de segurança para a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro
Trabalho em parceria com a Guarda Municipal de Belém garantirá a tranquilidade de um público estimado em 50 mil pessoas ao dia
Policiais militares estão mobilizados para dar tranquilidade aos visitantes da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes 0O esquema de segurança para atender a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes já está montado. A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com os demais órgãos de segurança pública do estado, além dos órgãos de segurança municipal. A programação cultural do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado e Cultura (Secult), será realizada no Hangar Centro de Convenções, a partir do próximo sábado (09), até o dia 17 de setembro.
As equipes de agentes de segurança já estão mobilizadas com ações integradas para garantir a segurança e a ordem pública dos participantes. O evento acontece durante nove dias consecutivos e tem estimativa de público de 50 mil pessoas por dia, com acesso gratuito para toda a população.
"Este ano, o evento aguarda um acréscimo de mais de 10 mil pessoas por dia, comparado com a Feira do ano passado, totalizando quase 500 mil pessoas esperadas para transitar pelo Hangar. O calendário inclui ainda atrações culturais mais extensas, com a realização de shows com artistas nacionais. Tudo isso faz com que nosso planejamento seja montado visando dar maior tranquilidade a todos, atendendo assim as demandas necessárias para o evento. O público vai poder participar das programações oferecidas pela Feira, com a garantia de tranquilidade para fazer suas compras e transitar com suas famílias. Teremos as equipes distribuídas por turnos, com a presença de policiamento, não só dentro do espaço, como também nos arredores, viabilizando o trânsito, para que tudo ocorra dentro de uma ordem sem prejuízos à população e moradores ao redor do Hangar", pontuou o secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.Policiais militares contarão com infraestrutura e equipamentos para dar segurança a um público de 50 mil pessoas ao dia
Efetivo - Mais de 200 agentes farão o reforço da segurança diária durante a realização da 26ª Feira do Livro. Câmeras de segurança instaladas nos arredores do Hangar serão monitoradas pelo Centro Integrado de Operações da Segup (Ciop). A Polícia Civil estará atendendo, de forma exclusiva, as ocorrências registradas no local, por meio da presença da Polícia Judiciária. Agentes do Corpo de Bombeiros também estarão presentes com equipes de socorristas e da vistoria técnica para verificar a estrutura e garantir a prevenção de acidentes.
O policiamento ostensivo será executado pela Polícia Militar, que estará com viaturas e policiais prontos para coibir e inibir ações criminosas. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran), juntamente com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), darão apoio no entorno do Centro de Convenções, garantindo a organização do trânsito e fluxo de veículos.
Integração - Participam da ação agentes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal de Belém (GBM).