Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Gestoras da Semu debatem melhorias no esporte para mulheres na Alepa

Temas como acessibilidade, igualdade de gênero e segurança foram abordados no evento

Por Helena Saria (FCP)
05/09/2023 21h46

A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) participou de mais uma reunião mensal promovida, na segunda-feira (4), pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), com a presença de representantes da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. O tema em destaque, esporte e lazer, incluiu questões voltadas à promoção da igualdade de gênero no Estado.

Os relatos contribuíram para uma avaliação da situação atual do Pará em relação ao esporte e ao lazer para mulheres. Foram identificadas apenas duas leis vigentes relacionadas ao tema: a lei da importunação sexual nos estádios, que visa combater o assédio, e a lei que exige igualdade de premiações para homens e mulheres em competições esportivas. Outros pontos discutidos foram a acessibilidade e inclusão de mulheres com deficiência (PcDs) nos espaços esportivos e a promoção do esporte paralímpico.

A falta de investimento em atletas paraenses também foi abordada. Isabela Luna, representante da Federação Paraense de Esporte, enfatizou a disparidade entre os valores pagos às atletas femininas e masculinas nos clubes esportivos. “Enquanto são investidos milhões nos times masculinos, as meninas que jogam nos clubes muitas vezes recebem apenas 200 reais por partida”, informou.

Paula Gomes, secretária de Estado das Mulheres, enfatizou a necessidade de aumentar os esforços na criação de ambientes seguros para mulheres em locais de esporte e lazer, como estádios e quadras.

Antônia Aleixo, diretora de Interiorização da Semu, enfatizou a importância de considerar as necessidades das comunidades do interior do Estado e a falta de inclusão de pessoas que trabalham pelo esporte e lazer nessas áreas. Ela destacou também a importância da criação de uma diretoria na Secretaria de Esporte que se concentre nas demandas específicas do esporte feminino.

Luna Freitas, coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, propôs a realização de um fórum promovido pela Semu para reunir todas as entidades presentes, a fim de aprofundar as temáticas discutidas. Ela ressaltou a importância do Grupo de Trabalho (GT) como um espaço de cooperação contínua.