Hospital Regional Público do Marajó ultrapassa três mil sessões de hemodiálise
Atendimentos realizados no Centro de Hemodiálise, da unidade, contribuem para a melhor qualidade de vida de pacientes renais
Referência na assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, alcançou cerca de 3.500 sessões, de janeiro até agosto deste ano, o que mostra a importância da prestação no serviço na região.
No ano de 2022, o Centro de Hemodiálise garantiu a realização de mais de 3.900 sessões de hemodiálise. "Hoje um dos nossos compromissos é com a descentralização dos atendimentos de hemodiálise em todo o Estado tendo em vista que sabemos de toda a demanda que temos", afirmou o secretário estadual de saúde do Pará (Sespa), Rômulo Rodovalho.
"Ultrapassar as três mil sessões é uma vitória para todos nós e mostra como o trabalho de toda a equipe está dando bons resultados diretamente na vida da população”, acrescentou o titular da Sespa.
A hemodiálise é um tratamento fundamental para pessoas com insuficiência renal crônica ou aguda. Ela desempenha um papel vital na manutenção da saúde e na sobrevivência de pacientes, cujos rins não conseguem mais filtrar adequadamente as impurezas e o excesso de fluidos do sangue.
De acordo com a supervisora do Centro de Hemodiálise do HRPM, enfermeira Joseane Corrêa, a equipe do HRPM, incluindo do Centro de Hemodiálise, são constantemente capacitadas para garantir um atendimento de qualidade, seguro e humanizado aos usuários atendidos pela unidade hospitalar.
Entre as ações realizadas para reforçar a importância da adesão à diálise entre os usuários do HRPM, bem como maior consciência para adoção desse comportamento junto aos acompanhantes deles também, Joseane Corrêa cita como exemplo, na semana passada, quando o HRPM realizou o evento em alusão ao Dia “D” da Diálise, comemorado no dia 31 de agosto, com vasta programação aos pacientes internados e em atendimento. A ação também envolveu os profissionais de saúde que trabalham intensamente para fazer a diferença na vida desses pacientes.
Joseane Corrêa organizou o Dia D da Hemodiálise e outrs ações de edução em saúde
“A ação de educação em saúde é um momento para conscientizar a empatia e a união enquanto celebramos a resiliência daqueles que enfrentam a diálise todos os dias. Para tanto, realizamos dinâmicas envolvendo usuários e familiares, por meio de roda de conversa, roleta com perguntas e respostas, além de leitura de depoimentos dos próprios usuários do serviço de hemodiálise do HRPM”, reforçou a profissional.
Aprovação - Rosa Nascimento, 67, comenta que estava muito mal quando havia chegado ao HRPM, mas agora, com o atendimento à diálise, encontra-se bem melhor. "Graças a Deus, com a assistência, estou bem melhor e aos poucos vou me reabilitando. Já consigo caminhar um pouco; anteriormente, estava com muito cansaço e com dor nas pernas. Já posso passear e isso melhorou muito a minha qualidade de vida. Obrigada", agradeceu a aposentada.
Para o diretor Executivo do HRPM, Cledes Silva, oferecer o procedimento de hemodiálise em comunidades ribeirinhas ou áreas remotas apresenta desafios ligados à infraestrutura, recursos médicos especializados e às dificuldades de acesso a essas regiões. “É importante reconhecer que descentralizar os serviços de saúde é um desafio logístico e financeiro significativo, mas também é uma questão de equidade na saúde e representa um aumento significativo na qualidade vida das pessoas. Agradecemos o apoio do Governo do estado em descentralizar o serviço no Pará. Reconheço ainda o empenho e compromisso da nossa equipe, visando atendimento de excelência aos nossos usuários com doença renal crônica”.
Perfil - O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Estado administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O hospital presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) - Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações poderão ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.
Texto da Ascom do HRPM