Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PACTO PELA EDUCAÇÃO

Governo do Estado entrega escolas reformadas em Benevides e Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/03/2018 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inaugura, nesta segunda-feira (26), as obras de reforma e ampliação da Escola de Ensino Médio Ruth Guimarães, em Benevides. E na terça-feira (27) serão inauguradas as obras da Escola Álvares de Azevedo, em Belém. Ambas fazem parte de um pacote de 66 obras em execução, previstas pelo Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará.

Com um investimento de 351 milhões de dólares (57,3% financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, e 42,7% da contrapartida do Estado), o programa materializa o Pacto pela Educação – ação política que compromete instituições públicas e privadas na melhoria dos indicadores educacionais do Estado.

Uma parcela desses recursos, aproximadamente 200 milhões de reais, está sendo investida em obras de infraestrutura, incluída a reforma da sede da Seduc, as instalações do Programa Pro Paz em Santarém e a implantação do Sistema Educacional Interativo (SEI), que amplia a oferta do Ensino Médio no Interior do Estado.

Estão em execução, neste momento, 66 projetos de reformas, ampliações ou de novas escolas. Em 54 obras em andamento, além da reforma e ampliação da sede da Seduc, estão sendo investidos 196 milhões de reais. Com recursos da contrapartida do Estado ao programa financiado pelo BID, estão sendo executados outros dez projetos.

Além das obras, estão sendo aplicados 15 milhões no SEI e mais 27,4 milhões em equipamentos: carteira escolar, computadores e refrigeração das escolas.

Um lote de 18 projetos, no valor de 48 milhões de reais, está em licitação. E mais dois lotes estão na fase de elaboração de edital, visando licitação.

Previstas para serem inauguradas até meados de abril, estão concluídas ou em finalização as obras das escolas Apolônia Pinheiro dos Santos (Capanema); Ana Pontes Francez (Tucuruí); Rômulo Maiorana e Gelmirez de Melo e Silva (Ananindeua); Donatila Lopes, Jorge Lopes Raposo e Mário Carneiro de Miranda, em Belém.

Investimento em 40 municípios

As escolas beneficiam estudantes de 40 municípios de várias regiões do Estado. Benevides e Bragança receberam dois projetos; Abaetetuba, Ananindeua e Santarém, três projetos cada um. E em Belém estão sendo executadas onze obras.

Há investimento também em escolas de Conceição do Araguaia, Inhangapi, Maracanã, Pau D'arco, Salinópolis, Salvaterra, Santarém Novo, São Miguel do Guamá, Uruará, Augusto Corrêa, Breves, Juruti, Medicilândia, Melgaço, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Santarém (3), Viseu, Acará, Baião, Castanhal, Cametá, Ipixuna do Pará, São Caetano de Odivelas, Vigia, Primavera, Terra Alta, Muaná, Santa Luzia do Pará, Cachoeira do Piriá, Marapanim, Floresta do Araguaia e Santana do Araguaia.

Condições para mudança

“A intervenção vigorosa que se faz, à luz do Pacto pela Educação, não se resume às obras de escolas; elas fazem parte do grande empenho da Seduc para melhorar a qualidade do ensino por meio de vários projetos pedagógicos destinados a quebrar paradigmas de gestão e de ensino para, enfim, alterar os indicadores paraenses do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, diz Paulo Machado, chefe do Escritório de Projetos da Seduc, que gerencia o programa.

A secretária Ana Claudia Serruya Hage acrescenta que a Seduc não está executando um programa de reforma de escola ou de formação de professores apenas, mas criando condições para uma mudança da qualidade efetiva da educação.

“Todos devem contribuir - sejam os servidores, sejam os alunos, que devem se esforçar para permanecer na escola; sejam ainda os demais membros da comunidade, integrados à escola com um sentimento de pertencimento, engajado à causa da educação, aqui considerada campo de interesse coletivo e não só do governo”, conclamou a secretária ao reforçar que a comunidade escolar precisa usufruir efetivamente dos benefícios do Pacto pela Educação.

Reforma beneficia 892 estudantes

A escola Ruth Guimarães Ferreira, que será inaugurada pelo governador Simão Jatene na manhã desta segunda-feira, em Murini – município de Benevides, tem 892 alunos do Ensino Médio.

A escola tem seis salas de aula; quatro laboratórios (multiuso, multidisciplinar, informática e de leitura); cozinha; refeitório e dispensa; quadra poliesportiva, área de convivência e sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE); vestiários feminino e masculino; acessos para pessoas com deficiência. Executada em nove meses, a obra custou R$ 2,446 milhões.

“Álvares de Azevedo” ampliada

Na terça-feira, será reinaugurada a escola Álvares de Azevedo, localizada no bairro de Batista Campos, em Belém. É uma escola simbólica da Educação Especial; atende atualmente 436 alunos portadores de necessidades especiais (cegueira e baixa visão).

Com o investimento de mais de 2,078 milhões de reais, a obra contempla a reforma de 35 salas de aula;um laboratório, um auditório, cabines de atendimento especial e quatro salas do bloco administrativo. Foram construídas mais seis salas de aulas e uma pequena quadra de esporte com cobertura e rampa de acesso para cadeirantes. Além de 190 carteiras e 23 computadores, a escola foi equipada com 38 aparelhos de ar condicionado.