Grávidas e acompanhantes participam de nova edição do "Laços de Amor", no HRAS
Durante as atividades, profissionais esclarecem sobre os mitos que envolvem a maternidade e as diferentes fases de cuidados que mães e bebês demandam
Mãe de primeira viagem, Isabela Cristina da Silva Nascimento foi uma das inscritas na 10ª edição do projeto Laços de Amor, desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), em Belém.
“A gente sempre acha que sabe tudo sobre maternidade, mas, na verdade, o que sabemos é o que ouvimos da experiência da outra mulher. Aqui, recebi dicas valiosas”, destaca.
A iniciativa reuniu gestantes e acompanhantes, e ainda profissionais da unidade ligados diretamente ao universo da maternidade. Médicos, enfermeiros, técnicos e psicólogos do HRAS coordenaram as atividades, que abordaram temas como os mitos que envolvem a gravidez, o puerpério, a amamentação e os cuidados com bebês.
A fisioterapeuta Rayanne Carpina, por exemplo, ficou responsável em explicar detalhes sobre os movimentos da hora do parto. “Mostrei a elas os exercícios que auxiliam e a importância da respiração. Os acompanhantes também foram instruídos porque têm um papel fundamental nessa hora”, esclarece.
As participantes puderam se aprofundar nas diferentes fases que envolvem a experiência da maternidade, dos nove meses de gestação às dificuldades na amamentação, passando ainda pelo reforço na articulação de uma rede de apoio, e os cuidados que os bebês demandam, entre vacinas, consultas com pediatras e outras necessidades.
“Por isso, o 'Laços de Amor' é mais do que um encontro para compartilhar informação. Ele é uma forma de criarmos vínculos com as famílias, abrirmos o Hospital para o acolhimento dessa mãe, desse pai que vive um momento único. Falamos de assuntos importantes, mas também os levamos a conhecer nossa unidade, os setores onde serão atendidos, os tipos de suporte que terão, caso escolham ter o bebê no Abelardo Santos”, explica Suzana Gonzaga, supervisora do setor de Humanização do Abelardo Santos.
O HRAS pertence à rede pública do Governo do Estado, com administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom HRAS